quinta-feira, 30 de agosto de 2012

BELEZA E CEGUEIRA

Porque Deus que disse: Das trevas resplandecerá luz - Ele mesmo resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo. 2 Coríntios 4:6

Donald Grey Barnhouse, no seu livro Let Me Illustrate (Permita-me Ilustrar), página 156, relata um incidente que lança luz sobre o nosso texto.
Um jovem oficial ficou cego, na explosão de uma mina. Enquanto convalescia foi cuidado por uma enfermeira pela qual se apaixonou e com quem casou mais tarde. Certo dia, ouviu, por acaso, uma conversa a respeito dele e da sua esposa. O cruel comentário foi mais ou menos assim: "Ainda bem que ele é cego. Ele provavelmente não teria casado com uma mulher tão feia, se visse bem."
Caminhando em direcção àquelas vozes, ele disse: "Ouvi, por acaso, o que vocês disseram e agradeço a Deus, do fundo do meu coração, a cegueira que tenho; caso contrário, eu poderia ter deixado de ver o maravilhoso valor da alma da minha mulher. Ela possui o carácter mais nobre que já conheci. Se as feições do seu rosto poderiam ter manchado a sua beleza interior, então eu é que fiquei a ganhar por ter perdido a visão!"
Foi uma boa repreensão! E um ainda mais importante testemunho!
A natureza humana caída tende a procurar o rosto bonito, as formas perfeitas, as feições delicadas, o porte atlético - e passa por alto o carácter, "o encanto duradouro de um espírito amável e manso." 1 Pedro 3:4 (A Bíblia Viva).
Quando a Segunda Pessoa da Trindade, através da encarnação, Se tornou homem, Isaías conta-nos que "não tinha aparência nem formosura; ... nenhuma beleza havia que nos agradasse". Isaías 53:2. Creio que Deus teve um propósito em ordenar que assim fosse. Ele não quis que os seres humanos fossem atraídos ao Seu Filho por causa da aparência física, mas por apreciarem a sua beleza de carácter.
À medida que formos estudando a vida de Jesus, revelada na Bíblia, uma transformação vai ocorrer na nossa visão espiritual: "As coisas desta Terra... ficam estranhamente sombrias à luz da Sua graça e glória." - Helen H. Lemmel. Quando isso acontece, Cristo conduz pobres pecadores, espiritualmente cegos como nós, de maneiras inesperadas e em caminhos desconhecidos.