segunda-feira, 27 de agosto de 2012

CISTERNAS ROTAS E ÁGUA DA VIDA

O Meu povo cometeu dois pecados terríveis: eles Me abandonaram, a Mim, a Fonte da água da Vida, e construíram para si poços furados, que não prendem a água! Jeremias 2:13 (A Bíblia Viva)

Tive o privilégio de participar, junto com um grupo, numa viagem às terras bíblicas. Num dos nossos passeios, visitámos Petra, a antiga capital dos endomitas. A cidadela daquele povo situava-se numa colorida mesa de arenito, cujo topo se inclinava na direcção de um declive muito acentuado. Tinham sido feitos pequenos canais no arenito para conduzir a água da chuva a várias cisternas escavadas perto do declive. Aqueles reservatórios agora estavam totalmente secos, incapazes de reter água - se devido a terramotos ou à passagem do tempo, não sei.
No nosso versículo, a água representa a verdade. O povo nos dias de Jeremias tinha abandonado Deus, a Fonte da verdade, substituindo-O por deuses falsos e práticas religiosas associadas a eles. As mensagens de Jeremias tencionavam despertar o povo para a sua necessidade do Deus verdadeiro.
Há alguns anos, uma casa perto de Bucyrus, nos Estados Unidos, foi atingida por um raio. Em muito menos tempo do que se levava para contar a história, o raio queimou uma trilha pelos beirais da casa, através das calhas e para dentro da cisterna. Por sorte a casa não se incendiou. Algum tempo depois da tempestade, um dos filhos daquela família foi encarregado de encher um balde de água e ele descobriu que a cisterna estava seca. Um exame atento mostrou que o raio tinha aberto um buraco no fundo da cisterna, fazendo com que a água vazasse.
Quando o pai desceu para vedar o furo, ouviu um som de água corrente. Depois de investigar descobriu um lençol de água subterrâneo. Foi cavado um poço onde antes estava a cisterna, e daquele dia em diante a família teve abundância de água fresca, pura e límpida. Perderam uma cisterna, mas ganharam uma fonte inesgotável de água viva.
Porque é que Deus precisa de atingir o Seu povo com um 'raio', no sentido figurado, para o ter de volta para Ele, quando poderíamos aceitar o Seu amável convite? "Ah! Todos vós os que tendes sede, vinde às águas"? Isaías 55:1. Só nós podemos responder a esta pergunta.