sexta-feira, 10 de agosto de 2012

CRIE RAÍZES PROFUNDAS

E agora, assim como vocês confiaram em Cristo como Salvador, confiem n'Ele também para os problemas de cada dia; vivam em união vital com Ele. Deixem que as raízes de vocês se aprofundem n'Ele e extraiam d'Ele a nutrição. Cuidem de continuar a crescer no Senhor, e tornem-se fortes e vigorosos na verdade. Colossenses 2:6 e 7 (A Bíblia Viva)

Uma árvore absorve água e nutrição através das suas raízes. Por meio de inumeráveis apófises e filamentos, cada ramificação do sistema de raízes aumenta a superfície absorvente. Essas minúsculas raízes são cobertas por uma espécie de 'pele' especialmente designada pelo Criador para absorver os elementos vitais dissolvidos na água, assim como um mata-borrão absorve a tinta.
Algumas árvores não só tiram do solo a humidade e nutrientes para o seu crescimento, mas também os guardam para uso futuro. Há uma árvore, na ilha de Madagáscar, que desenvolve protuberâncias parecidas com uma salsicha para servirem de reservatórios, retendo água para a árvore durante a estação seca.
Embora não passe de um arbusto, a tamargueira leva a sua raiz principal a uma profundidade de 30 metros! Por outro lado, um cacto gigante pode levar a sua raiz principal a apenas um metro, mas suplementa-a com um sistema de raízes que se espalham horizontalmente até uns 27 metros em todas as direcções. Ambos os sistemas procuram humidade e nutrientes. Calcula-se que um único tufo de relva de Kentucky lance na sua fase de desenvolvimento mais de 80 000 pequenas raízes, às quais se ligam um milhão de pêlos radiculares.
É só mediante o seu sistema radicular que uma planta pode absorver os elementos essenciais necessários para a vida e o crescimento. O mesmo ocorre na vida cristã. Recebemos vida espiritual de Cristo quando nascemos de novo. Isso é Justificação. Mas não paramos aí. Crescemos em Cristo. Isso é Santificação. Esse processo resulta numa transformação do carácter, que continua enquanto durar a vida.
O crescimento na vida espiritual não é algo que realizemos por nós mesmos. É obtido mediante o viver de Cristo em nós (ver João 15:4-7). Cristo efectua em nós o querer e o realizar, segundo a Sua boa vontade.
À medida que cavarmos na Palavra de Deus, as suas raízes espirituais se aprofundarão. E ao fazê-lo, encontraremos a água da vida e a nutrição espiritual, trazendo vitalidade e crescimento para a nossa alma.