terça-feira, 7 de agosto de 2012

A SENTINELA ADORMECIDA

Filho do homem: Eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel; da Minha boca ouvirás a palavra, e os avisarás da Minha parte. Ezequiel 3:17

É responsabilidade da sentinela permanecer alerta e fazer soar o alarme se vir aproximar-se o inimigo. Como a vida de muitos soldados seus companheiros, depende da sua vigília, o castigo por dormir no posto do dever era a morte diante do pelotão de fuzilamento.
Certa noite, após a Batalha de Arcole (15 a 17 de Novembro de 1796), Napoleão Bonaparte fez uma ronda por todos os postos de sentinela do acampamento e viu que um dos atalaias dormia. Retirando cuidadosamente a arma do vigia sem o despertar, o general assumiu o dever de sentinela até quase ao momento da chegada do substituto. Perto do fim do seu período de vigia, o soldado acordou. Horrorizado por ver o general cumprir no seu lugar o dever do qual tinha sido encarregado, e sabendo que o castigo por dormir no posto do dever era a morte, exclamou:
- Sou um homem perdido!
- Tem calma - cochichou Napoleão, devolvendo-lhe a arma. - O segredo fica entre mim e ti.
No grande conflito invisível das forças do Bem e do Mal, o nosso Divino Comandante encarregou-nos da responsabilidade de fazer soar a advertência se virmos aproximar-se o inimigo. Na metáfora utilizada no nosso texto, Deus diz:
Quando Eu disser ao pecador: Estás condenado à morte!, se não lhe entregares a Minha mensagem, se não mostrares que ele precisa de mudar de vida para ser salvo, ele será castigado com a morte por causa dos seus pecados. Mas tu serás castigado também; terás de prestar contas diante de Mim pela vida daquela pessoa. No entanto, quando avisares o pecador e ele não se arrepender dos seus pecados e desobediências, ele será castigado com a morte por causa dos seus pecados, mas tu não serás culpado - fizeste o que podias para ajudar. (Ezequiel 3:18 e 19).
A responsabilidade do cristão é solene. Se "é certo que não dormita nem dorme o guarda de Israel" (Salmo 121:4), se por compaixão Ele mantém vigília em nosso lugar, e nos perdoa a negligência, isso não é motivo para abusar da Sua misericórdia.
Pela graça de Deus, façamos tudo o que for possível para despertar, de modo nítido e cativante, aqueles que estão a viver vida pecaminosa, em perigo de condenação eterna. Se cumprirmos a nossa parte, ouviremos no fim as palavras "Bem está", proferidas pelo Capitão da nossa salvação.