sábado, 4 de agosto de 2012

LÁGRIMAS

Jesus chorou. João 11:35

Este é o versículo mais curto da Bíblia, mas que nos dá um vislumbre da humanidade do nosso Salvador!
Recentemente li um artigo que demonstrava que as análises químicas das lágrimas têm revelado que elas contêm pequeninas quantidades de produtos rejeitados pelo cérebro. Crê-se que esses produtos resultam de certos estados emocionais: raiva, medo, choque resultante de tristeza repentina, um lindo casamento e assim por diante.
O Dr. Sandor Feldman, professor-associado de psiquiatria da Universidade de Rochester, concluiu baseado num estudo recente que fez sobre as lágrimas, que ninguém chora de alegria pura - atrás das supostas lágrimas de alegria, há sempre um elemento oculto de tristeza.
Os soldados, ou pelo menos os oficiais comandantes, não devem chorar. É o que se espera deles. Mas no seu livro They Fought Alone (Eles Lutaram Sozinhos), o autor John Keats conta como o Coronel Wendell W. Fertig, lider das forças aliadas da Resistência na ilha de Mindanau, nas Filipinas, começou a chorar repentinamente quando o seu barco se aproximou da praia em Tangub e ouviu as pessoas cantar "Além do Arco-Íris", uma canção popular na altura. A canção, de alguma forma, fez com que ele se lembrasse da sua esposa e filhos dos quais estava separado desde que eles tinham sido mandados de volta para a América antes da eclosão da guerra.
Algumas pessoas parecem incapazes de chorar - o meu pai e a minha mulher, por exemplo. Uma vez vi o meu pai chorar, mas só por alguns segundos. Foi quando a minha irmã mais nova faleceu. No funeral, dirigido por ele, o meu pai permaneceu completamente estóico e de olhos secos. Eu nunca vi a minha mulher chorar, mas esta manhã, enquanto discutia o texto de hoje com ela, fiquei a saber pela primeira vez que ela chora ocasionalmente, sim - em particular, quando está a ler uma história que a emociona, por exemplo. Em geral, quando começamos a envelhecer, parece que temos menos controlo sobre as nossas lágrimas.
Fico contente por Jesus ter chorado. Não posso deixar de crer que, após o juízo final, quando os perdidos forem postos no lago de fogo, Deus chorará, pois não tem prazer na morte do ímpio (Ezequiel 33:11). A Bíblia declara que, quando o reino do pecado se acabar, Deus enxugará dos olhos toda a lágrima (Apocalipse 21:4) - inclusive as d'Ele, estou certo.

Pode ouvir a canção Além do Arco-Íris nos Links 7M