quinta-feira, 24 de maio de 2012

UM OLHO CEGO

Quem é cego como o meu amigo, e cego como o servo do Senhor? Tu vês muitas coisas, mas não as observas. Isaías 42:19 e 20

Horácio Nelson, o herói naval britânico, nasceu em Burnham Thorpe, Inglaterra, no dia 29 de Setembro de 1758, filho de um clérigo anglicano. Ingressou no serviço de Sua Majestade com a idade de 12 anos, e aos 35 perdeu o seu olho direito durante a Batalha de Calvi, na costa noroeste da Córsega. Conquistou a fama seis anos mais tarde, na Batalha de Copenhague, enquanto servia sob o comando do Almirante Parker. No meio da escaramuça, a sinalização de retirada feita por Parker chamou a atenção de Nelson. Sabendo que a vitória estaria próxima se ele pressionasse o ataque, Nelson decidiu desconsiderar a ordem do seu comandante. Erguendo o telescópio à altura do seu olho cego, alegou não ter visto o sinal de Parker. Continuou a atacar e conquistou uma notável vitória para as forças armadas britânicas.
Em questões morais, Nelson não era tão esperto. Ele teria feito melhor, por exemplo, se tivesse permanecido cego para o charme de uma dama, Emma Hamilton, esposa do embaixador britânico em Nápoles. Em 1800, quando o Almirante Keith ordenou que Nelson partisse de Nápoles e fosse para Minorca, ele desobedeceu, alegando que a sua presença era "necessária" naquela cidade por motivos políticos. A verdade, porém, era que Nelson estava encantado com a Sra. Hamilton. Um ano depois, divorciou-se da sua mulher e continuou a sua relação ilícita.
Dizem que o amor é cego. Seria mais apropriado dizer que a concupiscência é cega. A gratificação sexual parece exercer um fascínio hipnótico sobre pessoas que normalmente manifestam bom senso. O amor de origem divina não é cego.
Na história do Israel antigo, Balaão conseguiu seduzir os israelitas através do sexo proibido, nas próprias fronteiras da Terra Prometida (ver Números 25). Nós, que nos encontramos na fronteira da Canaã celestial, enfrentamos a mesma tentação. Todos os dias, em toda a parte, os nossos sentidos são estimulados por imagens e sons que sugerem sexo ilícito. Precisamos de fazer-nos cegos a todas essas influências sedutoras. Mas só conseguiremos fazer isso quando mantivermos os nossos olhos espirituais fixos em Jesus, o Servo de Jeová e nosso grande Exemplo, e nos apoderarmos da Sua força para vencer (ver Isaías 27:5).