domingo, 20 de maio de 2012

COMO SENTIR-SE EM PAZ

Tu, Senhor conservarás em perfeita paz aquele cujo propósito é firme; porque ele confia em Ti. Confiai no Senhor, perpetuamente, porque o Senhor Deus é uma rocha eterna. Isaías 26:3 e 4

Uma das primeiras coisas que o rei Carlos II fez quando subiu ao trono de Inglaterra em 1660 foi prender Archibald Campbell, oitavo Conde de Argyll, por ter colaborado com a Comunidade de Oliver Cromwell. O rei mandou condenar o conde à morte, e a sua execução foi marcada para o dia 27 de Maio de 1661.
Um quadro pintado por E. M. Ward, pendurado numa parede da Câmara dos Comuns, tem a seguinte legenda: "O Último Sono de Argyll Antes da sua Execução." Retrata o conde, um cristão devoto, vestido de preto, a dormir pacificamente sobre um catre rústico a um canto da sua cela. O Conselho Privado, que o conduziria ao patíbulo, tem roupas vermelhas e está parado junto à porta da cela do condenado. Os semblantes perturbados e apavorados dos membros do Conselho contrastam vividamente com a expressão pacífica do rosto do conde.
Um historiador da época registou que "no próprio dia em que seria morto, ...(o conde) almoçou com apetite, conversou alegremente à mesa e, após a sua última refeição, como de costume, deitou-se para dormitar um pouco, a fim de que o seu corpo e mente mostrassem bom aspecto no momento de subir ao cadafalso."
Quantos de nós conseguiríamos dormir, e ainda mais, dormir tranquilamente, se soubéssemos que seríamos executados dentro de algumas horas? No entanto ali estava um homem que tinha vivido tão perto de Deus, que podia dormir em perfeita paz enquanto esperava a morte.
Parece incrível que enfrentar a vida possa às vezes ser mais difícil do que enfrentar a morte. Mas o mesmo Deus que deu ao conde, ao apóstolo Pedro (ver Actos 12:1-6) e a incontáveis mártires a força de espírito para enfrentar a morte, oferece-lhe a si e a mim a "perfeita paz" para enfrentar a vida. Portanto, seja o que for que vier pela frente, Deus garante que podemos desfrutar essa serenidade.
O segredo para ter essa paz está em conservar a nossa mente "firme" em Deus. Eu gosto do modo como a Bíblia Viva apresenta Isaías 26:3: "O Senhor dará uma paz perfeita a todos os que confiam n'Ele; aos que concentram os seus pensamentos n'Ele!" (itálico acrescentado).
Concentre os seus pensamentos frequentemente no Senhor hoje e experimente essa paz "que excede todo o entendimento"! (Filipenses 4:7)