sexta-feira, 25 de maio de 2012

QUANDO DEUS NÃO CURA

Estando Eliseu padecendo da enfermidade de que havia de morrer, Jeoás, rei de Israel, desceu a visitá-lo, chorou sobre ele e disse: Meu pai, meu pai, carros de Israel, e seus cavaleiros! II Reis 13:14

Durante a infância, provavelmente ouviu histórias dos milagres de Eliseu: a ressurreição do filho da sunamita, a cura do leproso Naamã, os olhos abertos do seu servo para ver "o monte... cheio de cavalos e carros de fogo". 2 Reis 6:17. Mas alguma vez soube a razão por que Deus não realizou um milagre quando o prório Eliseu estava velho e doente? Provavelmente não.
No nosso texto, Jeoás, rei de Israel, foi ver Eliseu pela última vez. Tendo herdado um reino praticamente sem cavalaria (2 Reis 13:7), sabia que precisaria de ajuda mais do que humana contra os seus inimigos. Ao entrar no quarto onde Eliseu jazia moribundo, curvou-se sobre o idoso profeta e chorou: "Meu pai, meu pai, carros de Israel, e seus cavaleiros!"
Esse lamento foi uma alusão à libertação angélica em Dotã, quando Deus enviou cavalos e carros de fogo para livrar o Seu profeta dos sírios que tinham cercado a cidade. Jeoás temeu que, quando Eliseu morresse, os anjos que o tinham livrado em Dotã não actuassem mais no sentido de livrar Israel. O que Jeoás deixou de entender foi que os anjos de Deus estão sempre ao lado daqueles que n'Ele põem a sua confiança.
O facto de que Deus não ergueria Eliseu do seu leito, não significava que Ele abandonaria o Seu fiel servo - ou mesmo Israel! Atente para estas confortadoras palavras: "Não foi dado a Eliseu seguir o seu mestre (Elias, para o Céu) num carro de fogo. O Senhor permitiu que ele tivesse uma doença prolongada. Durante as longas horas de sofrimento e fraqueza humana, a sua fé permaneceu posta nas promessas de Deus, e ele sentiu sempre, à sua volta, mensageiros celestiais de conforto e paz." - Profetas e Reis, págs. 263 e 264.
Quão confortadora deve ter sido essa certeza para o moribundo! Que consolo isso poderia ter representado para Jeoás! Que conforto pode significar para nós, quando entendemos que Deus não acha conveniente curar!