terça-feira, 1 de maio de 2012

AJUDA DO COMANDANTE

Não temas, porque Eu sou contigo; não te assombres, porque Eu sou o teu Deus; Eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento a minha destra fiel. Isaías 41:10

Quando andava na faculdade, costumava cortar o cabelo na barbearia do Sr. Beyers, em Santa Helena, Califórnia. Um dia, enquanto cortava o cabelo, ele mencionou que tinha sido marinheiro e que durante algum tempo estivera na base de Shangai. Começou a contar-me experiências daquela época.
Enquanta ele falava, entrou um senhor idoso, sentou-se e ouviu em silêncio a conversa. Quando se fez uma pausa apropriada, o senhor disse que também tinha passado vários anos no Oriente. Era um veterano da Guerra Hispano-Americana. Eu tinha conhecido vários desses veteranos enquanto estive no campo de concentração, de modo que o meu interesse foi mais do que casual naquilo que ele estava a dizer.
Já me esqueci de todas as histórias que o Sr. Beyers contou, mas houve uma que continua indelevelmente gravada na minha memória. Acho que me lembro porque ilustra muito bem a vida cristã.
O velho soldado disse que participou da primeira invasão à Baía de Manila, na madrugada de 1 de Maio de 1898. Nunca tinha assistido a um tiroteio e estava cheio de medo. Os explosivos disparados do Forte Santiago erguiam jactos de água por todo o lado e as balas assobiavam sobre a sua cabeça enquanto ele saltava da barcaça de desembarque para dentro da água.
Quando se dirigia para a praia, tropeçou e caiu. Quase no mesmo instante, sentiu que uma forte mão lhe segurava o braço e o colocava em pé novamente. Quando se virou para saber quem o ajudava, viu que era o General-Brigadeiro Arthur McArthur, comandante da sua brigada e pai do General Douglas McArthur, que ficou famoso na Segunda Guerra Mundial!
Como soldado no exército de Cristo, não precisamos de ter medo de que na água 'não haja pé', pois Ele "é poderoso para vos guardar de tropeços" (Judas 24). Apesar disso há ocasiões em que, devido ao nosso descuido, o tentador nos ilude e nós escorregamos e caímos. Quando isso acontece, "o Comandante dos Exércitos do Senhor" (Josué 5:14, A Bíblia Viva) está pronto a erguer-nos e dar-nos ânimo renovado para a batalha contra o inimigo. Agora a questão é connosco: permitiremos que Ele nos ajude?