quinta-feira, 10 de maio de 2012

FIRMEZA NAS CONVICÇÕES

Pedro e os demais apóstolos afirmaram: antes obedecer a Deus do que aos homens. Actos 5:29

Muito cedo na vida, Thomas Ken (1637-1711) ficou órfão e foi criado por Izaak Walton, casado com a sua irmã adoptiva e que ficou famoso como autor da obra The Compleat Angler. De pequena estatura mas possuidor de um espírito destemido que compensava o seu tamanho, Ken foi internado no Colégio Winchester quando tinha 14 anos de idade; mais tarde, frequentou a Universidade de Oxford. Depois de se formar, voltou para Winchester, onde se tornou capelão do bispo anglicano.
Quando Carlos II subiu ao trono, ficou impressionado com "o pequeno Ken que denuncia as minhas faltas" e escolheu-o para capelão da realeza. Numa das suas visitas a Winchester, o rei escolheu o presbitério de Ken para morar com a sua amante, Nell Gwyn.
Mas Ken simplesmente não admitiu tal coisa, mesmo que isso significasse incorrer no desagrado do seu real benfeitor. E disse-lhe: "Uma mulher de má reputação não pode ser tolerada na casa de um clérigo, muito menos na casa do capelão do rei. ...Nem mesmo em troca do reino eu cumpriria esta ordem real." Isto exigiu coragem!
Com o objectivo de impossibilitar o cumprimento do pedido do rei, Ken mandou tirar o telhado da sua casa para consertar. Naquele tempo, desagradar a um rei podia significar a perda da vida, mas Ken estava mais preocupado com a possibilidade de desagradar ao Rei celestial do que de contrariar um monarca terrestre. Em vez de desagradar ao Rei Carlos, a posição corajosa de Ken conquistou a admiração do soberano. Algum tempo depois, quando o rei estava a ser solicitado para designar este ou aquele religioso como Bispo de Bath, Carlos pôs de lado todos os argumentos dizendo: "Quem deve ser Bispo de Bath e Wells, senão o pequeno Ken, que nem sequer quis abrigar a pobre Nelly?"
"A maior necessidade do mundo é a de homens - homens que não se comprem nem se vendam; homens que no íntimo da alma sejam verdadeiros e honestos; homens que não temam chamar o pecado pelo seu nome exacto; homens, cuja consciência seja tão fiel ao dever como a bússola o é ao pólo; homens que permaneçam firmes pelo que é recto, ainda que caiam os Céus." - Educação, pág. 57.
O mundo necessita de mais homens e mulheres com a força de carácter demonstrada pelo 'pequeno' Ken.