quarta-feira, 23 de maio de 2012

LÁGRIMAS CONSERVADAS

Tu conheces bem as perseguições que eu sofri. Contaste e recolheste num jarro todas as minhas lágrimas. Anotaste cada lágrima no Teu livro. Salmo 56:8 (A Bíblia Viva)

Uma das surpresas que encontrei numa viagem que fiz às terras bíblicas foi ver lacrimatórios - pequenos recipientes usados pelos antigos para recolher as lágrimas dos lamentadores. Esses pequenos frascos foram retirados de câmaras mortuárias e colocados em exposição nos grandes museus da Europa e do Médio Oriente. Algumas dessas garrafinhas de lágrimas eram feitas de argila comum, outras de vidro e outras ainda de calcedónia muito cara. Lembro-me especialmente dos lacrimatórios encontrados no sepulcro do faraó Tutancâmon. Ele tinha apenas 18 anos de idade quando morreu, e as lágrimas colocadas nesses frasquinhos eram as da sua jovem viúva - pungentes lembranças do seu sofrimento.
Os lacrimatórios eram usados na Palestina nos dias de David, pois ele menciona-os no versículo de hoje. No cabeçalho do Salmo 56, lê-se que ele é um "hino de David, quando os filisteus o prenderam em Gate". Os eruditos crêem que essa palavra hino, michtam no original, tem o sentido de 'cobrir' e portanto sugere que seja um salmo de expiação. Uma coisa é certa, David necessitava de expiação depois de ter fugido para Gate.
Lembra-se de que David tinha sido ungido rei pelo Senhor. Durante anos, Deus preservara-lhe miraculosamente a vida, protegendo-o dos desígnios assassinos de Saul. Mas agora, ferozmente perseguido pelo seu arquiinimigo, David fraquejou na fé e errou de maneira grave. Primeiro, mentiu a Aimeleque, sacerdote de Nobe, alegando falsamente que estava ao serviço do rei. Segundo, errou ao fugir para o território dos inimigos de Israel - Gate. Finalmente, tendo-se envolvido numa situação muito séria, fingiu insanidade para poder escapar dos filisteus.
David não merecia a misericórdia de Deus; apesar disso, quando ele clamou ao Senhor com arrependimento sincero, Deus livrou-o misericordiosamente. Em reconhecimento por essa graça maravilhosa, David compôs o Salmo 56.
O mesmo ocorre connosco. Quando nos falta fé e caímos, podemos não merecer a misericórdia de Deus; não obstante, quando em arrependimento sincero nos dirigimos a Ele, procurando perdão e forças para vencer, encontramos consolo porque Ele perdoa e porque as nossas lágrimas estão conservadas nos lacrimatórios celestiais.