domingo, 13 de maio de 2012

O MELHOR REMÉDIO PARA A SAÚDE MENTAL

O jejum que Eu quero ver é o seguinte: ...que vocês repartam comida com os famintos, ofereçam abrigo a quem não tem casa, dêem roupas aos que estão nus e não se escondam de quem precisa de ajuda. Se vocês fizerem isso, Deus lhes dará uma luz mais brilhante que o sol. Ele vai curar todos vocês num instante! Isaías 58:6-8 (A Bíblia Viva).

Muitos problemas psicológicos manifestam-se por excesso de alimento (obesidade), por anorexia; outros, por tiques nervosos e outros ainda por colapsos cardíacos.
O Dr. Karl A. Menninger, psiquiatra famoso e fundador do mundialmente conhecido Hospital dos Veteranos em Topeka, Estado do Kansas, Estados Unidos, proferiu há algum tempo uma palestra sobre saúde mental. Durante o período dedicado a perguntas, alguém perguntou:
- O que aconselha a uma pessoa que está a ponto de ter um colapso cardíaco de origem nervosa?
Muitos esperavam que o Dr. Menninger respondesse: "Que consulte um bom psiquiatra."
Mas para surpresa do seu auditório, ele respondeu:
- Feche a porta da sua casa, atravesse os carris do caminho de ferro, vá à procura de alguém que esteja a passar por dificuldades e faça alguma coisa para ajudar essa pessoa.
A expressão 'atravessar os carris do caminho de ferro'ou 'outro lado dos carris' vem da metade do século dezanove nos Estados Unidos, quando as empresas ferroviárias da América do Norte estavam a construir as grandes linhas que atravessam aquele continente. Enquanto avançavam pelo interior, era comum surgirem cidades aqui e ali, ao longo dos carris. Os membros mais abastados da comunidade geralmente moravam de um lado do caminho de ferro, enquanto os menos afortunados moravam do outro lado.
Está deprimido? Parece que tudo é escuro e sombrio? Gostaria que o favor de Deus brilhasse sobre o seu rosto como o sol da manhã? Então vá 'para o outro lado dos carris'. Observe, investigue se for o caso, mas procure alguém que tenha necessidades maiores e então ajude essa pessoa.
Pode acontecer que a maior necessidade de uma pessoa não seja o alimento, o abrigo ou o vestuário. Pode ser que a necessidade maior seja de amizade. Mostrar a essa pessoa o amor e o interesse cristão não a vai ajudar apenas a ela, vai ajudá-lo a si também; pois ao fazer isso, você vai descobrir que "nascerá o sol da justiça, trazendo salvação nas suas asas." Malaquias 4:2