sexta-feira, 18 de maio de 2012

MAIS VALIOSO QUE MUITOS PARDAIS

Nem um pardal (Quanto custam eles? Dois por um centavo?) pode cair ao chão sem que o Pai de vocês saiba disso. ... Portanto, não se preocupem! Vocês valem mais para Ele do que muitos pardais. Mateus 10:29 e 30 (A Bíblia Viva)

James H. McConkey, escritor de ilustrações para sermões, conta como certo dia ele estava no terraço de um hotel, a apreciar as belezas da Natureza, quando a sua atenção foi despertada por um alvoroço de pardais que passavam voando. De repente, ele ouviu um baque surdo. No momento seguinte, a menos de três metros de distância, caía ao chão, de costas, um passarinho. Esperneou freneticamente durante alguns instantes, parecendo que apelava para o Céu. Houve um estremecimento convulsivo, como se a pequenina criatura estivesse a sentir dor. E nada mais.
McConkey foi lá e examinou o pequeno pardal. Uma ou duas gotas de sangue no seu peitinho contaram a história. Aparentemente, ele tinha batido num vidro durante o voo. Tudo indicava, conta McConkey, que ninguém mais além presenciara a morte da avezinha. Naquele instante, ocorreu-lhe este pensamento:
Nenhum pardal cai ao chão sem que o Pai celestial o perceba, e nós temos mais valor do que muitos pardais. É bem verdade!
A palavra do nosso texto traduzida como "centavo" pela Bíblia Viva é assarion. Uma pequena moeda de cobre que valia uns dezasseis avos de um denário romano - uma das mais pequenas moedas em circulação nos dias de Cristo. Dois pardais valiam uma dessas moedinhas. No registo de Lucas, cinco pardais eram vendidos por duas moedas dessas. Alguns podem fazer tempestade num copo d'água por causa de uma aparente discrepância das Escrituras. Outros insistem que essas duas declarações foram feitas em ocasiões diferentes, e que no caso de Lucas, Jesus estava simplesmente a salientar a ausência de valor dessas pequenas aves, porque ao comprar quatro, a pessoa recebia mais uma de brinde - e quem interpreta assim pode estar certo.
O que nos dá valor não é o que pensamos sobre nós mesmos, ou o que os outros pensam que valemos, mas sim a avaliação que Deus faz de nós. E Ele valorizou-nos tanto, que deu o Seu Filho Unigénito para morrer em nosso lugar (ver João 3:16).