segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

SOLDADOS, ESTEJAM DE PÉ!

Portanto, usem cada peça da armadura de Deus para resistir ao inimigo sempre que ele atacar e, quando tudo estiver acabado, vocês ainda estejam de pé. Efésios 6:13 (A Bíblia Viva)

O contexto no qual aparece este versículo, compara o cristão a um soldado que, tendo colocado todas as peças da armadura de Deus, permanece inabalável.
Um dia, há muitos anos atrás, um agricultor inglês notou que um grupo de caçadores de raposas estava para atravessar um dos seus campos. Tendo recentemente semeado trigo naquele terreno, ele sabia que a plantação ficaria arruinada se fosse pisada pelos cavalos. Chamando um dos seus trabalhadores braçais, mandou-o ir ao portão e impedir que o grupo entrasse no campo. No momento em que o rapaz chegava ao portão, um dos cavaleiros adiantou-se e ordenou que ele o abrisse. 0 rapaz respeitosamente negou-se, explicando a razão.
Finalmente, um cavaleiro com ar de autoridade troteou até ele e disse em tom severo:
- Jovem, eu sou o Duque de Wellington, e estou acostumado a ver as minhas ordens obedecidas. Eu ordeno-te que abras esse portão imediatamente!
Sem titubear, o rapaz fez um cumprimento com o seu boné e respondeu respeitosamente:
- Senhor, eu tenho a certeza de que o Duque de Wellington seria a última pessoa no mundo a querer que eu desobedecesse às ordens do meu patrão.
Fez-se um momento de silêncio enquanto o duque ponderou sobre como reagir. Depois, dirigindo-se aos seus amigos, disse:
- Eu presto a minha homenagem a qualquer homem que não ceda diante de ameaças no sentido de desobedecer a alguma ordem. Se eu tivesse um exército de soldados como este jovem, eu conquistaria o mundo.
Um cristão deve sempre obedecer aos que detêm autoridade, "quer seja ao rei como soberano, quer às autoridades como enviadas por ele" (I Pedro 2:13 e 14). Isto inclui toda a autoridade legalmente constituída.
Mas há um limite. Quando as pessoas em cargos de autoridade exigem que desobedeçamos a Deus ou cometamos actos claramente contrários à Sua vontade revelada, devemos humilde, mas respeitosamente, recusar-nos a obedecer.
Pedro e João fizeram isso quando os líderes judeus exigiram que parassem de pregar o evangelho. Responderam firme, porém respeitosamente: "Julgai se é justo diante de Deus ouvir-vos antes a vós outros do que a Deus; pois nós não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos." Actos 4:19 e 20.