domingo, 26 de fevereiro de 2012

O QUE CONTA É O CARÁCTER

O Senhor não vê como vê o homem. O homem vê o exterior; porém o Senhor, o coração. I Samuel 16:7

Poucas pessoas se sentem completamente satisfeitas com a sua aparência física. Se fosse possível escolher, a maioria optaria por uma aparência diferente. Mas alguns vão longe demais, a ponto de permitir que a sua aparência, boa ou má, lhes estrague a vida. Em ambos os casos, o eu é o ponto central.
Charles William Eliot nasceu em 1834, com o rosto gravemente desfigurado. Naquele tempo, as pessoas não sabiam como ajudar nesse tipo de situação. Certo dia, quando ele tinha idade suficiente para entender, a sua mãe chamou-o e disse-lhe:
- Meu filho, não existe maneira de te livrares desse problema, mas com a ajuda de Deus podes cultivar um intelecto e uma alma tão nobres, que as pessoas se esqueçam de como é a tua face.
Que mãe tão sábia!
Charles guardou essas palavras no coração. Em vez de ruminar o seu infortúnio e desejar uma aparência mais bela, ele cultivou dons intelectuais e espirituais. Tornou-se educador e líder em questões públicas. Aos 35 anos de idade, foi eleito reitor da Universidade Harvard, um cargo que manteve durante 40 anos. Por ocasião da sua reforma, tinha deixado à Harvard um renome mundial.
Considera-se que ele exerceu sobre os seus compatriotas uma influência muito mais ampla do que a de um dignitário académico comum. Durante os seus últimos anos de vida, era consultado não apenas em questões educacionais, mas também em assuntos políticos, industriais, sociais e espirituais.
Não há nada intrinsecamente errado em desejar melhorar a nossa aparência física. Hoje em dia, muitas dessas deformidades podem ser corrigidas por cirurgia plástica. Entretanto, se a nossa aparência não é das piores e ainda queremos um melhoramento exterior e cosmético, talvez seja caso para nos perguntarmos:
"Qual é a minha motivação? É a vaidade?"
Por outro lado, se temos uma bela aparência, isso não é motivo para nos sentirmos convencidos. Acidentes podem destruir a aparência mais bela num momento. Assim, a pergunta importante é: "Está 'o homem interior do (meu) coração' (I Pedro 3:4) a atrair a atenção dos outros para Cristo?"