terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

FUGIR DO MAL, SEGUIR O BEM

Tu, porém, ó homem de Deus, foge destas coisas; antes, segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a constância, a mansidão.
I Timóteo 6:11

Muitos cristãos têm como objectivo seguir o mais baixo padrão possível, esperando ainda assim chegar ao Céu. Uma atitude como essa é presunçosa. O verdadeiro cristão busca a perfeita conformidade com a vontade de Deus. Significa isso que o verdadeiro cristão nunca falha, nunca comete um erro? Não. Mas quer dizer que a obediência dele a Cristo é sincera e voluntária. O cristão nominal, por outro lado, é semelhante ao carroceiro que se gabava de conduzir a sua carroça o mais perto possível do precipício sem cair lá embaixo. De acordo com a história, se se lembra, ele perdeu a aposta.
Algumas actividades são tão 'fronteiriças' que é difícil argumentar contra elas ou apontar-lhes o perigo. Em si mesmas, podem ser inocentes, mas levadas a extremos acabam por ser prejudiciais para o nosso bem-estar espiritual. Lemos em I Coríntios 6:12: "Posso fazer qualquer coisa que eu quiser se Cristo não tiver dito 'não', mas algumas dessas coisas não são boas para mim. Mesmo que me seja permitido fazê-las, eu recusarei, se achar que elas poderão ter um tal domínio sobre mim que não poderei facilmente parar quando quiser" (A Bíblia Viva). Esse é um bom princípio pelo qual devemos viver.
Susana Wesley, a mãe de João Wesley, fundador do metodismo, apresentou uma definição prática daquilo que é próprio e do que é impróprio para um cristão. Ela disse ao seu famoso filho: "Se quiseres julgar a legalidade ou ilegalidade do prazer, segue esta regra simples: Qualquer coisa que te enfraquecer a razão, prejudicar a sensibilidade da tua consciência, obscurecer o senso da presença de Deus e tirar-te o gosto das coisas espirituais - isso para ti é pecado." Este é um conselho excelente!
O colocar em prática essa regra começa com uma mente decidida - uma resolução de servir a Deus com o ser completo, nada dispondo "para a carne, no tocante às suas concupiscências". Romanos 13:14. Tendo feito isto, se descobrir que ainda não atingiu completamente a santidade e acaba de cair, levante-se, e pela graça de Deus avance para o alvo!