quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

DESPREZADO

Tenho a certeza de que se meu pai e minha mãe me abandonarem, o Senhor me receberá de braços abertos. Salmo 27:10 (A Bíblia Viva)

Eu tinha uns 9 anos quando o meu pai me contou que eu não tinha sido 'um erro'; eu tinha sido desejado. Essa garantia deu-me um sentimento de segurança que é difícil descrever. A mesma coisa aconteceu com o meu irmão. Uma verdade trágica é que muitas crianças não apenas deixam de receber essa certeza, mas ficam a saber que simplesmente não foram desejadas.
No seu livro Come Before Winter (Venha Antes do Inverno), Charles R. Swindoll fala de um telefonema que recebeu uma noite. Era de uma jovem rejeitada. Ela tinha sido 'um erro'. Os seus pais não a quiseram quando nasceu, colocaram-na num lar de crianças abandonadas e procuraram sair da vida dela. Quando chegou a adolescência, a jovem de algum modo conseguiu localizar os pais e foi ao encontro deles - só para descobrir que eles não estavam minimamente interessados em tê-la por perto.
Um dia, informaram-na que iriam adoptar um bebé (menino) e começar uma vida nova, deixando claro que ela não fazia parte dos seus planos. Ela ficou desolada. Pateticamente, ameaçou ir-se embora, esperando talvez que eles mudassem de ideias. Não mudaram. A reacção insensível daquele pai foi oferecer-lhe ajuda para arrumar a mala. Passando das palavras para a acção, ele arrumou as roupas dela numa mochila, deu-lhe um saco de dormir, pôs-lhe uma nota de dez dólares na mão e disse-lhe adeus.
Swindoll ficou à espera de obter outras informacções sobre a jovem, para poder ajudá-la, mas ela nunca mais disse nada. Quando se despediu ao telefone, ele chorou. Quem não choraria? Bem, aparentemente alguns pais não fariam isso. Mas um dia Deus trará esses pais a juízo (ver Eclesiastes 12:14).
Como podem certos pais tratar as crianças, que nem sequer pediram para nascer, da maneira como aquela jovem foi tratada? Devia ser sobre isso que Isaías estava a falar, quando disse que algumas pessoas se escondiam dos seus semelhantes (Isaías 58:7).
Vivemos numa época em que pais, e até mães, deitam fora os seus filhos. Mas há esperança! Esse filhos podem consolar-se com o facto de que, se forem rejeitados pelos pais, o Senhor os adoptará como Seus filhos! (Ver Isaías 49:15.)