segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

CORTESIA CRISTÃ

Finalmente, sede todos de igual ânimo, compadecidos, fraternalmente amigos, misericordiosos, humildes. I Pedro 3:8

A palavra 'cortesia' vem da época da cavalaria, quando o comportamento na corte do rei era marcado por profundo respeito, conduta apropriada e grande consideração para com a sensibilidade alheia. Essas, coincidentemente, também são as marcas do verdadeiro cristão.
De 1990 a 1992, a minha mulher e eu trabalhámos como missionários na Tailândia. Algumas das coisas que apreciámos no povo tailandês foram a sua simpatia e o espírito generoso. Para nós, portanto, não foi surpresa saber que, em 1862, quando o Rei Rama IV tomou conhecimento da Guerra Civil Americana, escreveu para o Presidente Lincoln prontificando-se a enviar alguns elefantes para o ajudar a esmagar a rebelião sulina e libertar os escravos.
Lincoln tinha trabalho suficiente para manter-se ocupado na resolução dos problemas da nação em guerra, e poderia ser desculpado com razão por ignorar a carta daquele rei, já que o uso de elefantes no conflito em questão seria impraticável.
Mas Lincoln não ignorou a missiva. Em vez disso, escreveu ele mesmo a resposta, expressando agradecimentos a Sua Majestade pela consideração, e explicando que as condições climáticas na América impediam o uso de elefantes na guerra. Concluíu a carta com a expressão: "Seu bom amigo, Abraão Lincoln." Que atencioso!
Recordo que, quando era miúdo, ouvi contar acerca de uma senhora que ficou profundamente constrangida ao derrubar acidentalmente o seu copo de vinho durante um banquete oferecido pela Rainha Elizabeth I, se bem me lembro. Todos os olhares se concentraram na infeliz convidada. Alguns desses olhares, inclusive, eram de reprovação. Nessa altura o copo da rainha também caiu - mas não por acidente. Os olhares de reprovação rapidamente se transformaram em bajuladora solicitude, quando a atenção se desviou da convidada para a rainha. Esta foi uma maneira inteligente de livrar alguém de um embaraço.
Mas embora a cortesia cristã procure livrar outros de um constrangimento, ela ainda vai mais além. Manifesta-se na sensibilidade para com os direitos de todos, quer a sua posição na vida seja considerada elevada, quer seja humilde. Um cristão é simpático porque "todos devem ser tratados com amabilidade e delicadeza, como filhos e filhas de Deus." - A Ciência do Bom Viver, pág. 489.