quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

ESCRAVO DE ESCRAVOS

Porque, sendo livre de todos, fiz-me escravo de todos, a fim de ganhar o maior número possível. I Coríntios 9:19

O mesmo navio que trouxe João Wesley para a América, transportou também uma família suíça de sobrenome Bininger. O pai e a mãe morreram na viagem, mas o seu filho Abraão sobreviveu. Quando se tornou adulto, pediu para ser enviado como missionário entre os escravos da Ilha de São Tomé, no Caribe, que naquela época era uma possessão dinamarquesa.
Quando Abraão Bininger chegou lá, descobriu que era contra a lei pregar aos escravos, não sendo um escravo. Assim, escreveu ao governador da ilha pedindo que fosse feito escravo, para que pudesse pregar a mensagem da salvação aos escravos.
Perplexo diante desse pedido estranho, o governador encaminhou a carta para o rei da Dinamarca. O rei sentiu-se tão tocado por ela, que enviou uma ordem real concedendo a Bininger o direito de contar a história de Jesus a quem quisesse - negros, brancos, escravos ou livres.
Que empenho! Era esse o tipo de empenho que o apóstolo Paulo revelava. Ele era tão dedicado à salvação de almas, que declarou: "Ai de mim se não pregar o evangelho!" I Coríntios 9:16. Com efeito, numa das suas epístolas, ele estava tão preocupado com a salvação dos seus compatriotas perseguidores, que escreveu:
"Israel, meu povo! Meus irmãos judeus! Como anseio que vocês vão a Cristo! O meu coraçao está abatido dentro de mim, e eu entristeço-me amargamente dia e noite por causa de vocês. Cristo sabe - e também o Espírito Santo - que não é mera pretensão minha quando digo que estaria pronto a ser condenado eternamente, se isso pudesse salvá-los." Romanos 9:1-3 (A Bíblia Viva).
Deus pode não me ter chamado a mim ou a si para fazer a obra que Bininger e Paulo foram chamados a realizar, mas Ele pede que tenhamos a mesma dedicação e empenho que eles revelaram.
Se não podes cruzar o oceano
Ou explorar terras pagãs,
Poderás encontrar um incrédulo por perto
E ajudar os que batem à tua porta.
Se não puderes falar como os anjos,
Se não souberes pregar como Paulo,
Podes falar do amor de Jesus;
Podes dizer que Ele morreu por todos.
- Daniel March