sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

GRITE BEM ALTO

Clama a plenos pulmões, não te detenhas, ergue a tua voz como a trombeta, e anuncia ao Meu povo a sua transgressão, e à casa de Jacob os seus pecados. Isaías 58:1

Rowland Hill, evangelista conhecido pela sua veemência e voz poderosa, estava a pregar, certa noite, em Wotton-under-Edge, Inglaterra, quando alguns rapazes marginais começaram a troçar dele. Depois da reunião, alguns dos sóbrios 'pilares' da igreja censuraram Hill por estar impregnado com a exuberância da sua própria verbosidade (ver Actos 26:24).
Impassível diante da crítica, Hill falou bem alto na reunião seguinte:
- Cuidado! Não estou a brincar. Vocês podem rir de mim e chamar-me fanático, mas não o sou. Digo palavras verdadeiras e sóbrias. Um dia, quando pela primeira vez vim para esta região do país, aconteceu que eu estava a caminhar pela pedreira nos arredores da cidade, justamente quando as bordas da pedreira cederam e sepultaram três dos homens. Gritei tão alto por socorro, que fui ouvido na cidade, a um quilómetro e meio de distância. O socorro chegou e, graças a Deus, dois dos três infelizes homens foram salvos da morte certa. Naquela ocasião, ninguém me chamou fanático. Porque, então, alguns de vocês me acusam de estar a ser muito veemente, quando eu vejo pobres pecadores no caminho da perdição, e aponto os seus pecados, implorando que corram para Cristo e abandonem os maus caminhos?
A crítica e a troça acabaram.
As pessoas geralmente percebem a diferença entre alguém que revela interesse genuíno na salvação de pecadores e um hipócrita pomposo que usa um palavreado bombástico contra o pecado mas que não vê ou atenua sequer os defeitos do seu próprio carácter. Quando o Senhor pede que alguém grite bem alto e não se detenha, Ele não encarrega essa pessoa de assumir uma atitude 'sou-mais-santo-do-que-tu'. Pelo contrário, Deus detesta essa postura (ver Isaías 65:5). Uma pessoa chamada para a função de apontar pecados reflectirá Cristo na sua vida. O seu alvo estará sobre Cristo, a única esperança do pecador. Em vez de pretender estar acima do pecado, essa pessoa reconhecerá com humildade, por acções e palavras, que é apenas um pecador no processo da salvação.