quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

CONFORTADORA REALIDADE

Porque esperava a cidade que tem fundamentos, da qual o artífice e construtor é Deus. Hebreus 11:10

O laureado chileno, Paulo Neruda, no seu conhecido discurso pronunciado em Estocolmo, Suécia, em 1971, quando recebeu o cobiçado Prémio Nobel da Literatura, assim se expressou: "Só com uma ardente paciência conquistaremos a esplêndida cidade que dará luz, justiça e dignidade a todos os homens."
Mas, esta não é certamente a cidade anunciada pelos profetas antigos, da qual Deus é o arquitecto e fundador. No seu eloquente discurso, o poeta referia-se ao 'paraíso' sonhado pelos que se inspiram nos ideais marxistas. (Em virtude das suas convicções materialistas, Neruda jamais aceitou a ideia de uma nova ordem social, segundo o modelo bíblico).
Nessa cidade socialista, como de resto em todas as outras que se fundam sobre sistemas humanos, prevalecerão a corrupção, o ódio, a injustiça, e os demais males que caracterizam a natureza humana.
Mas, na nova cidade que Deus está a preparar, a incerteza e a angústia não mais existirão. "E morador nenhum dirá: Enfermo estou; porque o povo que habitar nela será absolvido da sua iniquidade." "Então os olhos dos cegos serão abertos, e os ouvidos dos surdos se abrirão. Então os coxos saltarão como cervos, e a língua dos mudos cantará." Isaías 33:24; 35:5, 6.
Quão frisante é o contraste entre a vida presente com as suas tragédias, pesares e debilidades, e esta nova ordem social prometida nas Escrituras!
Com entusiasmo o homem edifica uma mansão na qual sonha viver muitos anos. A vida afigura-se-lhe risonha. Eis, porém, que um dia um diagnóstico médico o faz estremecer. A presença perversa de um cancro anuncia a morte indesejada. E a tragédia abate-se implacável, destruindo os planos de uma vida. "Destino cruel", comentam os amigos, enquanto um estranho se muda para aquela mansão, desfrutando os frutos do trabalho de alguém que morreu prematuramente.
Quão diferentes serão as condições no Paraíso restaurado por Deus! Nele os remidos "edificarão casas, e as habitarão; plantarão vinhas, e comerão o seu fruto." (Isaías 65:22). Isto ultrapassa os limites da compreensão humana; mas constitui uma confortadora realidade.
"Não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a futura." (Hebreus 13:14). "A nossa cidade está nos céus." (Filipenses 3:20). Não seremos mais "estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus." Efésios 2:19.

Enoch de Oliveira in Cada Dia com Deus