sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

CONFIANÇA QUE VENCE O MEDO

Em me vindo o temor hei-de confiar em Ti. Em Deus, cuja palavra eu exalto, neste Deus ponho a minha confiança e nada temerei. Que me pode fazer um mortal? Salmo 56:3 e 4

No dia 14 de Junho de 1985, transmitiu-se a notícia de que o voo 847 da TWA tinha sido sequestrado por terroristas palestinos, com 147 passageiros e 8 tripulantes a bordo. Um ou dois dias mais tarde, o Comandante John Testrake apareceu na televisão colocando a cabeça fora da janela da cabine. Podia-se ver que estava há algum tempo sem fazer a barba, e um terrorista de pistola em punho acenava para que as câmaras de televisão se afastassem.
Os sequestradores estavam desesperados. Ameaçavam explodir o avião com todos os passageiros a bordo, inclusive eles próprios, caso houvesse um único movimento suspeito. Como talvez se recorde, eles demonstravam que falavam a sério.
A experiência penosa durou 17 angustiantes dias. Mas durante esse tempo todo, o Comandante Testrake, que há muito tempo atrás tinha feito as pazes com Deus, permaneceu calmo. Depois dessa experiência probante, ele contou que sentira a presença de Jesus ao seu lado durante o episódio todo, e que fora Ele que o impedira de sentir medo.
Eu consigo entender as vítimas de sequestro. Durante os 37 meses em que fui prisioneiro do Exército Imperial Japonês, houve muitas ocasiões em que tive a certeza de não sobreviver à guerra. Eu tinha completado 18 anos pouco antes da minha família ser capturada - os meus pais, o meu irmão e eu. Encarando as perspectivas de sobrevivência sob o ponto de vista humano, concluí que quando nós, os prisioneiros, fôssemos finalmente entregues às forças americanas, a última coisa que os japoneses desejariam era mais um soldado americano em potencial para os combater, e que portanto acabariam comigo. Entretanto, quando a reviravolta aconteceu, Deus livrou-nos de maneira notável. Nenhum dos internos perdeu a vida durante o combate!
Ninguém se sente satisfeito com o pensamento de viver sob constante ameaça de morte iminente nas mãos de homens maus. No entanto, como cristãos, temos a garantia de que Deus está connosco em toda a provação, pois Ele prometeu:
"De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei." Hebreus 13:5. O salmista confiava que Deus cumpriria a Sua promessa; assim fez o Comandante Testrake; o mesmo podemos fazer, você e eu!