terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

O SIGNIFICADO DO PERDÃO

Porque se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens (as suas ofensas), tão pouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas. Mateus 6:14 e 15

Conta-se que, quando os missionários da Morávia começaram a pregar o evangelho aos esquimós, descobriram que não havia uma palavra na língua deles para perdão, de modo que tiveram de inventar uma. A palavra que eles criaram foi esta:
issumagijoujungnainermik. Provavelmente não conseguirá pronunciar esta palavra, mas o seu significado é muito lindo. Quer dizer 'ser capaz de não pensar mais sobre isso'. A melhor forma de deixar de guardar rancor é procurar maneiras de fazer o bem a quem nos ofende.
Em 1946, Czeslaw Godlewski fazia parte de um bando de jovens marginais que saqueavam o interior da Alemanha. Certa ocasião, o bando matou nove membros da família Hamelmann a sangue frio. Wilhelm, o pai, foi o único sobrevivente. Ficou marcado com as cicatrizes dos ferimentos de quatro balas.
Finalmente o bando foi capturado. Godlewski foi julgado, condenado e sentenciado a 20 anos de prisão. Depois de cumprida a pena, o Estado não sabia o que fazer com ele. Godlewski não tinha familiares e nem lugar para onde ir.
Quando Hamelmann, um cristão, soube disso, encaminhou-se às autoridades civis e solicitou que Godlewski fosse libertado e colocado sob sua custódia. Queria adoptá-lo como filho. No seu pedido, escreveu: "Cristo morreu pelos meus pecados e perdoou-me. Não deveria eu perdoar a esse homem?"
Que espírito magnânimo! Quem dera que muitos cristãos o manifestassem! Já ouviu alguém dizer: "Eu perdoo mas não esqueço"? Talvez até mesmo já tenha dito isso, ou pelo menos pensado. Eu já.
Como é que podemos vencer estes sentimentos? A melhor forma é procurar activamente fazer bem àqueles que nos ofenderam, sem fazer estardalhaço ou ostentação, mas de forma calma, amável, discreta, sendo "prudentes como as serpentes e símplices como as pombas" (Mateus 10:16).
Paulo estabeleceu um excelente princípio, ao dizer: "Não te deixes vencer pelo mal, mas vence o mal com o bem." Romanos 12:21.