sábado, 11 de fevereiro de 2012

O PODER DA MÚSICA

Celebrai o Senhor com harpa, louvai-O com cânticos no saltério de dez cordas. Entoai-Lhe novo cântico, tangei com arte e com júbilo. Salmo 33:2 e 3

Em termos simples, a música é composta por três elementos: melodia, harmonia e ritmo. Poucas coisas têm maior poder para o bem ou para o mal do que esta forma de arte. No que ela tem de melhor, a melodia predomina; no que tem de pior, predomina o ritmo.
Dois famosos escandinavos eram amigos na juventude, mas as circunstâncias da vida separaram-nos. Eram Ole Bornemann Bull, ilustre compositor e violinista norueguês, e John Ericsson, célebre inventor e engenheiro da marinha, sueco-americano.
Bull tentou várias vezes fazer com que Ericsson se interessasse em assistir a um dos seus concertos. Ericsson, que nunca tivera interesse pela música, apenas agradecia.
Depois de mais alguns convites, Bull finalmente disse, meio sério e meio a brincar:
- Se não fores, vou trazer o meu violino e tocar no teu escritório.
- Se fizeres isso - respondeu Ericsson, provavelmente com a mesma seriedade - vou quebrá-lo em pedacinhos.
Conhecedor do estranho poder que a música pode ter sobre o espírito humano, Bull decidiu usar uma artimanha. Certo dia, chegou ao escritório de Ericsson com o violino desmontado. Falou sobre algumas dificuldades que estava a ter com o instrumento e interrogou Ericsson quanto aos princípios científicos envolvidos. Despertou-se o interesse de Ericsson, e eles discutiram os vários efeitos do som em relação com a madeira. Finalmente, para ilustrar o que queria dizer, Bull montou o violino e, deslizando o arco sobre as cordas, tocou alguns compassos de uma conhecida música escandinava.
Antigas recordações reviveram no coração de Ericsson. Comoveu-se no íntimo de si mesmo. Os olhos encheram-se-lhe de lágrimas e, quando Bull fez uma pausa, Ericsson implorou:
- Continua a tocar! Não pares! Ainda não tinha percebido o que estava a perder na vida. Agora eu sei.
Ellen White diz que a música, "correctamente usada ... é um dom precioso de Deus, destinado a erguer os pensamentos a coisas altas e nobres, a inspirar e elevar a alma." - Mensagens aos Jovens, pág. 291. Escolha cuidadosamente a música que ouve!