quarta-feira, 14 de março de 2012

TIÇÃO TIRADO DO FOGO

Mas o Senhor disse a Satanás: O Senhor te repreende, ó Satanás. ...Não é este um tição tirado do fogo? Zacarias 3:2

Samuel Wesley, pai de João e Carlos Wesley, fundadores do metodismo, era o clérigo responsável pela paróquia de Epworth, em Lincolnshire, de 1697 a 1729. Os dois rapazes nasceram na paróquia de Epworth, em 1702 e 1707, respectivamente. Em 1709, quando João tinha 6 anos de idade, a casa paroquial e tudo o que havia lá dentro ardeu completamente. A família Wesley tinha muitos filhos. Todos foram retirados com segurança, excepto o João.
O Joãozinho aparentemente ficou esquecido, até ao momento em que o telhado estava quase a cair e se ouviu o menino a chorar. O pai correu para as escadas, mas elas já estavam tão consumidas pelo fogo, que não suportariam o peso dele. Desesperado, pôs-se de joelhos e suplicou a Deus que lhe salvasse o filho. E Deus ouviu aquela oração!
Enquanto ele orava, o João subiu para uma cómoda, num lugar onde alguns vizinhos conseguissem vê-lo. Um senhor corajoso, em pé sobre os ombros de outro, puxou o menino pela janela exactamente antes de o tecto desabar. Essa experiência foi tão marcante na memória do João, que alguns anos mais tarde ele escreveu estas palavras como legenda de uma foto sua: "Não é este um tição tirado do fogo?"
O cenário das palavras de Zacarias é o regresso dos judeus, do cativeiro em Babilónia. Tanto as forças visíveis como as invisíveis, do bem e do mal, lutavam pela supremacia. Em 538 a.C., Ciro tinha promulgado o decreto permitindo que os judeus voltassem para a sua pátria e reconstruíssem o templo. Mas Satánas opôs-se-lhe, através de uma ordem emitida pelo falso rei Bardiya - o mago Gaumata.
Na visão de Zacarias 3, Josué, o sumo sacerdote, representa o penitente povo de Deus a quem Satanás se opõe com acusações. Ele aponta-lhes os pecados antigos como a razão de não serem restaurados ao favor divino. Mas esses judeus que regressavam, já se tinham arrependido dos seus pecados e Deus, por conseguinte, podia repreender Satanás e resgatá-los como tições tirados de uma fogueira.
Em certo sentido, cada um de nós que se arrepende e aceita a salvação é um tição retirado de um incêndio.