sexta-feira, 9 de março de 2012

DEUS - O PRIMEIRO NA NOSSA VIDA

Acrescentou Deus: Toma o teu filho, teu único filho, Isaque, a quem amas, e vai-te à terra de Moriá; oferece-o ali em holocausto, sobre um dos montes, que eu te mostrarei. Génesis 22:2

Abraão deve ter empalidecido ao ouvir esta ordem pavorosa. Isaque não era o seu único filho. Ele tinha Ismael. Mas Isaque nascera de um modo singular, para ser a 'semente'. Não sabemos como Abraão concluiu que a voz era de Deus; sabemos apenas que ele entendeu que Deus tinha dado a ordem. O velho homem deve ter sentido necessidade de conversar sobre isso com Sara. Mas não - ela iria impedi-lo de obedecer.
O lugar designado para o sacrifício, o Monte Moriá, ficava a uma distância de três dias de caminho do acampamento de Abraão. Tomada a decisão, o idoso homem levantou-se bem cedo e arreou um jumento. Levando Isaque e dois servos, bem como a lenha para o sacrifício, completou penosamente o que deve ter sido uma jornada melancólica. Durante aqueles três dias, tudo no íntimo de Abraão deve ter morrido, com excepção da sua fé!
Chegados ao Monte Moriá, Abraão e Isaque prepararam o altar para o sacrifício. Isaque tinha feito perguntas difíceis. Quando soube que ele mesmo deveria ser o sacrifício, deve ter ficado horrorizado. Quem não ficaria? Mas ele tinha aprendido a confiar no seu pai, a obedecer-lhe e - acima de tudo - tinha aprendido a obedecer ao Deus do seu pai e a confiar n'Ele. Cria que Deus podia restaurar-lhe a vida (ver Hebreus 11:17-19).
Isaque, obediente, subiu, deitou-se sobre o altar e esperou o golpe que poria fim à sua vida. (Era essa a maneira de Deus mostrar a Abraão a dolorosa agonia que Ele mesmo experimentaria quando, em favor de todos nós, entregasse o próprio Filho amado às exigências da justiça?).
Com mãos trémulas, o velho homem desembainhou a faca e ergueu-a acima da sua cabeça. Quando a mão começou a descer, o Anjo do concerto clamou do Céu: - Abraão, Abraão!
- Sim, Senhor - respondeu ele.
- Não estendas a tua mão sobre o moço, e não lhe faças nada; porquanto, agora sei que temes a Deus, e não me negaste o teu filho, o teu único filho. (Génesis 22:12).
É improvável que Deus venha a pedir a si ou a mim ou a qualquer outra pessoa que nos submetamos a uma prova como a de Abraão, mas a pergunta é:
- Ocupa Deus o primeiro lugar na sua vida, na minha vida?