domingo, 11 de março de 2012

CAMINHAR NA LUZ

Se dissermos que mantemos comunhão com Ele, e andarmos nas trevas, mentimos e não praticamos a verdade. Se, porém, andarmos na Luz, como Ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo o pecado. I João 1:6 e 7

Todos nós já vimos uma bola rolar pelo chão e ter a sua direcção e velocidade alteradas por uma pedra. Esse fenómeno é conhecido como a primeira lei da termodinâmica de Newton. De acordo com esse princípio, 'um corpo permanece em estado de repouso ou de movimento uniforme em linha recta, a menos que uma força externa actue sobre ele'. No exemplo em questão, a inércia da pedra é a força externa exercida sobre a bola.
A Bíblia de vez em quando usa a palavra 'caminhar' para descrever o modo de vida, bom ou mau, de uma pessoa. Por exemplo, Colossenses 1:10 fala de andar de modo "digno do Senhor", enquanto Job 34:8 fala de caminhar "com homens perversos". Quando o impulso do nosso modo de vida aumenta, é descrito como corrida. Assim, o Salmo 119:32 fala de percorrer o caminho dos mandamentos de Deus, e Isaías 59:7 fala de pés que correm para o mal.
O termo 'conversão', como é usado na Bíblia, significa literalmente 'meia-volta'. Quando uma pessoa se converte sob a influência do Espírito Santo, ela deixa os seus maus caminhos e começa a mover-se na direcção de Deus. Implícita nessa mudança de direcção está a ideia de ímpeto ou impulso - a tendência de continuar o movimento numa determinada direcção.
De acordo com essa analogia, se uma pessoa está a caminhar na direcção de Deus e cai em tentação, o seu avanço é atrasado - e não necessariamente detido. Por outras palavras, ela não fica imediatamente 'perdida', para ser 'salva' só quando confessar e arrepender-se. Mas, se uma pessoa continua a ceder à tentação, nalgum ponto a sua jornada perde a 'velocidade' e finalmente começa um movimento de retrocesso. Se imaginarmos a vida cristã como uma escalada ou subida, o que é isso senão cair para trás, ou seja, apostasia?
Mas a analogia não precisa de terminar desta maneira. Se, em lugar de sermos vencidos, nós vencermos a tentação pela graça de Deus, o nosso movimento da direcção do Céu na realidade aumenta. Que seja essa a sua experiência, ao caminhar na luz da presença de Cristo!