quarta-feira, 21 de março de 2012

O PODER DO EXEMPLO

Torna-te, pessoalmente, padrão de boas obras. Tito 2:7

James H. McConkey conta como, num determinado Inverno da sua infância, o gelo sobre o rio que passava perto da sua casa começou a partir-se, inesperadamente, muito cedo. A corrente começou a empilhar grandes pedaços de gelo, sustendo partes do rio. A alguns quilómetros da casa de McConkey, um enorme bloco de gelo isolou 11 homens, mulheres e crianças. Espalhou-se rapidamente a notícia de que aquelas pessoas estavam condenadas pela água que subia. Apareceram, de todas as direcções, muitos espectadores.
O irmão mais velho de James apercebeu-se do que ia acontecer àquelas infelizes pessoas e passou à acção. Pôs uma nota de 50 dólares no bolso e correu para o local onde a tragédia estava para acontecer.
Quando chegou, dezenas de pessoas estavam paradas nas margens do rio, só a observar, sem fazer nada, nada! Dirigindo-se a um grupo de homens, McConkey ofereceu 50 dólares a quem resgatasse as famílias em perigo! Ninguém se mexeu.
Finalmente, McConkey mandou um rapazinho a uma loja próxima para comprar corda. Quando o menino regressou, McConkey amarrou uma extremidade da corda à volta da sua cintura e depois desafiou qualquer um que tivesse a coragem de prender-se também à corda, para participar do salvamento. Nessa altura, a situação era extremamente crítica.
Agora, enfrentando, sem hesitação, apresentaram-se quatro homens e prenderam-se à corda. Tendo McConkey à frente, eles caminharam cuidadosamente sobre o gelo escorregadio e trouxeram em segurança todos os homens, mulheres e crianças.
Quando McConkey ofereceu dinheiro, ninguém esteve disposto a arriscar a vida, mas quando ele amarrou a sua própria vida àquela corda e desafiou os outros pelo exemplo, encontrou pessoas dispostas a fazerem o mesmo. A coragem é contagiante!
No âmbito moral, acontece a mesma coisa. A tendência natural humana é seguir "a multidão para (fazer) mal" (Êxodo 23:2), mas quando uma pessoa revela coragem e defende os princípios, outros são inspirados a seguir o seu exemplo.
Hoje poderá encontrar-se numa situção que exija firmeza pelo que está certo. Tenha a coragem de mostrar as suas convicções, e outros serão inspirados a seguir o seu exemplo!