sábado, 3 de março de 2012

GUIA DIVINA

Bom e recto é o Senhor. ...Guia os humildes na justiça, e ensina aos mansos o Seu caminho. Salmo 25:8 e 9

Adonirão Judson, missionário americano baptista na Birmânia, o primeiro missionário a deixar o solo americano, sentiu o chamado de Deus para o trabalho nas missões no início do século dezanove. Em Fevereiro de 1810, dedicou a sua vida para esse fim. Dois anos mais tarde, ele e a sua esposa Ann Hesseltine partiram de barco para Calcutá, Índia, onde aportaram no dia 17 de Julho - um dia antes da deflagração da Guerra de 1812.
As relações entre a Inglaterra e a América tinham estado tensas durante algum tempo, de modo que não foi surpresa o facto de a Companhia Britânica da Índia Oriental ter ordenado que o casal deixasse o país. Foi com tristeza que eles foram para a ilha de Maurício, ao sul da Índia.
Quatro meses mais tarde voltaram para a Índia (desta vez para Madras), com a intenção de avançar na direcção do Polo Penang, uma ilha no Estreito de Malaca, onde esperavam estabelecer uma missão. Mais uma vez, a Companhia Britânica da Índia Oriental ordenou que saíssem da Índia; desta vez, a ordem era para que partissem imediatamente.
Como não havia navios destinados a Polo Penang, só um que estava de partida para Rangum, Birmânia (actualmente Mianmá), os Judson embarcaram nele. A Birmânia era o último lugar no mundo que eles teriam escolhido para o seu trabalho, mas mesmo assim sentiram que Deus os conduzia para lá. Desembarcaram em Rangum no dia 13 de Julho de 1813, e Deus começou a abrir o caminho para que levassem Cristo aos habitantes daquele país.
A despeito de perseguições, prisão, doenças graves e a morte sucessiva de três esposas, Judson continuou a trabalhar na certeza de que Deus o guiava e continuou a servir o povo da Birmânia durante os 37 anos seguintes. Apesar de todas as provações que suportou, conseguiu não só aprender o birmanês para poder pregar, mas concluiu uma tradução da Bíblia nessa língua em 1834. Mais tarde, compilou uma gramática birmanesa, bem como um dicionário.
O Senhor abençoou os esforços de Judson com muitas conversões a Cristo. "A história subsequente" - escreveu o seu filho Edward, anos mais tarde - "provou que a mão que (o) conduziu ... de modo tão estranho e severo foi a mão que nunca erra."
Essa mesma mão está pronta para o guiar a si e a mim, se formos humildes e estivermos dispostos a ser ensinados.