segunda-feira, 26 de março de 2012

A MULHER PREOCUPADA

"Marta, Marta" - respondeu o Senhor, "você está preocupada e atarefada preparando uma refeição de cardápio variado. Um prato só é suficiente. Maria escolheu o melhor prato, e este não lhe será tirado." Lucas 10:41 e 42 (Comentário Bíblico de William Barclay)

Há muitas traduções da passagem bíblica acima feitas por eruditos, mas William Barclay parece captar o sentido do original com mais exactidão.
Imagine a cena comigo. Ela ocorreu num dos lares mais ricos de Betânia, onde viviam Maria, Marta e o seu irmão Lázaro. O facto de terem de preparar uma refeição após a chegada do visitante, parece sugerir que Jesus chegou àquela casa sem ter avisado. Sendo assim, podemos concluir que talvez Ele tenha sido anteriormente convidado a aparecer quando quisesse.
Depois de cumprimentar Jesus (verso 39), Marta começou a ocupar-se no peparo de uma refeição custosa - as 'muitas coisas' (polla, no grego) com as quais Barclay sugere que ela se preocupou. Maria é mencionada a seguir. A palavra grega kai é geralmente traduzida por 'e'; mas no contexto pode ser traduzida por 'também'. Essa última poderia indicar que Maria, a princípio, tinha ajudado a sua irmã ao mesmo tempo que ouvia Jesus, mas que deveria ter parado de ajudar para sentar-se, encantada com as palavras do Mestre.
Finalmente, desesperada, Marta interrompeu pedindo (talvez exigindo) que Jesus mandasse Maria ajudá-la a preparar uma refeição com muitos pratos. É interessante notar que Jesus não ignorou a importância da refeição. Contudo, se Barclay estiver certo, Jesus sugeriu que um prato só era suficiente. Mas Jesus continuou e identificou as instruções que estava a dar a Maria como sendo 'o prato' (no grego, merida: 'porção de alimento') que ela tinha escolhido; esse, disse Jesus, Ele não lhe tiraria. Maria sabia quais eram as suas prioridades.
Assim como o alimento é importante para a manutenção da vida física, a nutrição espiritual é importante para a manutenção da vida espiritual. Não, a última é mais importante! Job entendeu isso quando declarou: "Estimo as palavras da Sua boca mais do que o meu necessário alimento." Job 23:12 - Barclay. O mundo seria bem melhor se as pessoas se preocupassem menos com o alimento físico e mais com a nutrição espiritual.