terça-feira, 20 de março de 2012

ARRISCAR A VIDA PELOS OUTROS

Zebulom é povo, que expôs a sua vida à morte, como também Naftali, nas alturas do campo. Juízes 5:18

O nosso versículo é tirado do cântico de Débora e Baraque, após a derrota de Sísera. Sísera era o comandante de um exército cananeu que oprimia Israel há 20 anos. Ele foi morto por Jael, uma mulher corajosa, após a batalha. No combate que ocasionou a derrota de Sísera, os soldados de Zebulom e Naftali desempenharam uma parte notável, arriscando as suas vidas para o bem de outros.
Embora os homens dessas duas tribos tivessem arriscado a vida na linha da frente para libertar os seus companheiros israelitas, eles não reivindicaram nenhum reconhecimento. Deus, entretanto, achou por bem registar na Sua Palavra uma homenagem àquele acto heróico e abnegado.
Certo dia, há muitos anos, uma senhora começou a atravessar uma rua na cidade de Nova Iorque. Ficou confusa e atravessou exactamente na frente de um autocarro que vinha na sua direcção. As pessoas que por ali passavam pressentiram uma tragédia, mas ficaram demasiado horrorizadas para agir. Um homem, entretanto, teve a presença de espírito para fazer o que precisava de ser feito. Robusto e vigoroso, ele correu e, arriscando a própria vida, ergueu aquela senhora nos braços e colocou-a num lugar seguro.
Um polícia que testemunhara o corajoso acto, disse ao herói:
- Preciso de relatar este incidente. O seu nome ficará ligado a um acto heróico.
- Não é necessário mencionar o meu nome - disse o estranho.
- Mas tenho de pôr alguma coisa - insistiu o polícia.
- Então diga simplesmente que foi um homem negro - disse o homem, a sorrir, e desapareceu no meio da multidão.
Soube-se mais tarde que o homem negro era o Dr. R. Morton, director do Instituto Tuskegee. (Essa escola, à qual o Dr. Morton dedicou a sua vida, foi fundada por Booker T. Washington e tornou-se uma das primeiras universidades a oferecerem uma educação de alto nível aos negros americanos.)
Deus geralmente não pede que arrisquemos a nossa vida física pelos outros, mas Ele pede que Lhe dediquemos a vida ao serviço do nosso semelhante.