sábado, 31 de março de 2012

SERVO DOS SERVOS

Ora, se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Porque Eu vos dei o exemplo, para que, como Eu vos fiz, façais vós também. João 13:14 e 15

Um dos títulos que o pontífice romano adoptou para si é o de "servo dos servos". Em harmonia com esse título, cada ano o Papa lava os pés de 12 sacerdotes comuns. Eles vão da capital italiana para dentro da Basílica de São Pedro para esse rito.
Há algum tempo, fiz o trabalho de revisão dos manuscritos do livro intitulado Missions: A Two-Way Street (Missões: Uma Rua de Mão Dupla), da autoria de Jon Dybdahl. Nesse livro, o autor fala de um tabu observado entre os tailandeses, o qual pode parecer estranho para alguns de nós. No Ocidente, algumas funções orgânicas nunca são mencionadas na presença de pessoas educadas. Não se passa o mesmo na Tailândia. Os tailandeses falam sem constrangimento desses assuntos, mas o curioso é que eles consideram os pés como apêndices não mencionáveis. Apontar para alguém com o pé é um sinal claro de desrespeito.
Dybdahl aprendeu por experiência própria quão seriamente os tailandeses consideram esse tabu. Certo dia, enquanto esperava sentado numa sala de tribunal, o seu tornozelo repousava sobre o joelho da outra perna, enquanto ele balançava o seu sapato de número 42 na direcção de ninguém em especial. O oficial de justiça ordenou-lhe, com palavras muito exactas, que mantivesse os pés assentes no chão!
Algum tempo mais tarde, Dybdahl conheceu um monge budista que fazia relevos de cimento no seu mosteiro. Os relevos representavam incidentes significativos das grandes religiões do mundo. Poderia Dybdahl sugerir um motivo que melhor representasse o cristianismo? Depois de reflectir sobre o pedido, Dybdahl sugeriu a cena da cerimónia do lava-pés, que precedeu a Santa Ceia.
- O senhor quer dizer que Jesus lavou os pés dos Seus discípulos? - perguntou o monge, espantado.
- Sim - respondeu Dybdahl com naturalidade.
Alguns instantes depois, o monge comentou com reverente temor:
- Acho que agora entendo o que significa o cristianismo. Vou representar Jesus a lavar os pés dos discípulos.
Será que essa compreensão levou o monge a aceitar Cristo? Dybdahl nunca soube. Mas a pergunta importante para nós é: Não deveríamos nós seguir mais fielmente o exemplo de humildade manifestado pelo original Servo dos servos?