segunda-feira, 3 de setembro de 2012

PROJECTOS PARA APROVEITAMENTO

Sendo o que sou, Paulo, o velho e, agora, até prisioneiro de Cristo Jesus: sim, solicito-te em favor de meu filho Onésimo, que gerei entre algemas. Ele, antes te foi inútil; actualmente, porém, é útil a ti e a mim. Filémon 9-11

Descobriu-se uma utilidade para as águas sanitárias, que eram consideradas algo totalmente inaproveitável. Certa espécie de alga que se desenvolve nas águas de esgoto pode ser transformada num produto comestível. Uma colher de sopa dessas algas, secas, tem valor nutritivo igual a um bife de trinta gramas, com todas as vitaminas essenciais, com excepção da vitamina C.
Essa planta unicelular, conhecida como cloreta, quando cultivada em despejos líquidos a uma temperatura de 40º C, dobra o seu peso seco em duas horas e meia. Uma única planta da clorela multiplica-se em 10.000 novas plantas em 24 horas. O esgoto de uma cidade com 100.000 habitantes produziu 10 toneladas de algas secas cada 24 horas, além de fomecer mais de 37.000 litros de água pura para irrigação.
Se os astronautas algum dia viajarem para planetas distantes do sistema solar, é bem provável que utilizem coisas que antigamente eram consideradas inúteis. Mas, voltando à Terra, essa transformação tem o potencial de alimentar um mundo faminto.
Transformações semelhantes, do inútil para o útil, têm ocorrido em humanos. Veja o caso de Onésimo. Ele era escravo de um senhor cristão chamado Filémon. Por volta do ano 62 d.C., ele fugiu do seu senhor, que morava em Colosso, Ásia Menor, e foi para Roma, onde se encontrou com Paulo, que estava na prisão. Através do testemunho de Paulo, Onésimo converteu-se ao cristianismo e agora Paulo devolve o fugitivo na companhia de Tíquico, que leva uma carta a Filémon.
Na carta, Paulo faz um interessante jogo de palavras e diz a Filémon: "Ele, antes te foi inútil; actualmente, porém, é útil." Verso 11.
Se olhássemos ao nosso redor, encontraríamos muitos escravos inúteis do pecado que poderiam ser transformados em servos úteis de Cristo - caso alguém se interessasse genuína e permanentemente por eles. Esse "alguém" poderia ser você ou eu.