quinta-feira, 13 de setembro de 2012

A NECESSIDADE DE ESTAR VESTIDO

Eis que venho como vem o ladrão. Bem-aventurado aquele que vigia e guarda as suas vestes, para não andar nu, e não se veja a sua vergonha. Apocalipse 16:15

Desde que Adão e Eva comeram do fruto da árvore proibida, os seres humanos (generalizando) sentem vergonha de aparecer despidos em público. Até mesmo aqueles que têm pouco ou nenhum contacto com a civilização, normalmente usam algum tipo de tanga para se cobrirem.
Alguma vez já sonhou ter aparecido nu em público? A maioria já teve esse sonho. Recentemente, um amigo meu sonhou que estava nu na sala de aula. Podemos imaginar o seu constrangimento. O professor olhou-o dentro dos olhos, chamou-o pelo nome e fez-lhe uma pergunta sobre a lição. Quando ele respondeu que não sabia, o professor mandou-o embora, sem-cerimónia.
O meu amigo diz que percebe como se sentiu o homem da parábola de Jesus sobre o traje nupcial, quando o rei entrou e o viu mal vestido (Mateus 22:2-13). Era culpa dele mesmo, pois o rei tinha providenciado trajes para todos.
Apocalipse 3:17-20 descreve Jesus a bater a uma porta. O indivíduo atrás da porta é descrito como alguém que alega ser rico, abastado e que não precisa de coisa alguma. A verdade, porém, é que ele é "infeliz, sim, miserável, pobre, cego e nu" (Itálico acrescentado). A condição dessa pessoa não corresponde à sua alegação. Finge não precisar de nada, mas no fundo do coração sabe que está nu. Podemos entender a sua relutância em abrir a porta, mas a solução do problema está com Aquele que espera ser recebido dentro da casa.
No seu sonho, o meu amigo não conseguia arranjar uma maneira de sair daquele apuro. Mas graças a Deus, enquanto o dia da salvação não chega, os pecadores podem aceitar os "vestidos brancos" oferecidos pelo Anfitrião celestial, para que se vistam e não seja manifesta a vergonha da sua nudez (ver Apocalipse 3:18).
Hoje mesmo Jesus está à porta do seu coração e bate. Oferece-lhe a veste da Sua justiça. Se ainda não a aceitou, porque não permite que Ele o cubra com ela - não um dia no futuro, mas agora?