terça-feira, 11 de setembro de 2012

A POSTURA CORRECTA PARA ORAR

E quando estiveres orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas. Marcos 11:25

Durante o meu ano de caloiro na faculdade, soube que um dos meus colegas, um cristão sincero e dedicado, levantava sempre os olhos quando orava. Ele explicava calmamente que era dessa maneira que Jesus orava, e fazia referência a João 11:41. Fiquei atento àquele colega para ver se a história era verdadeira. Era, sim. Também percebi que eu não era o único que o observava a sorrir.
Anos mais tarde, visitei uma igreja onde um dos membros insistia em que a única postura correcta para a oração era de joelhos. Ele não apenas colocava em prática a sua convicção, mas convencia os outros, inclusive o jovem pastor, que nenhuma outra posição era apropriada; ajoelhar-se era a única forma aceitável de orar a Deus. Alguns membros opunham-se. Outros perguntavam se alguém que estava de cama precisava de ajoelhar-se para orar. (Ver Salmo 4:4.)
Fossem quais fossem os méritos de ajoelhar-se para orar, essa divisão de opiniões confundia as visitas e dividiu a igreja. Apesar do nosso irmão ser sincero, a maioria dos cristãos concordou que essa prática não era sábia por causa do seu efeito sobre a igreja e especialmente das visitas, que não sabiam se deviam ficar em pé ou ajoelhar-se.
Insistir num tema polémico parece ser uma violação do princípio da unidade apoiado pelo texto: "Deus não é de confusão." 1 Coríntios 14:33. Além disso, a maioria também concordará com o facto de que, ao fazer-se notar por essa prática, o nosso irmão estava possivelmente a chamar mais atenção sobre si mesmo, do que sobre Cristo.
A Bíblia não prescreve nenhuma postura única para a oração. Embora ajoelhar-se seja sem dúvida apropriado e mostre reverência, parece que o importante não é tanto a posição física, mas a atitude mental. Que nos lembremos sempre disto.