quarta-feira, 5 de setembro de 2012

A BONDADE COMPENSA

Não se esqueçam de ser bondosos com os estranhos, porque alguns que fizeram isso hospedaram anjos sem percebê-lo! Hebreus 13:2 (A Bíblia Viva)

Numa noite, já tarde, um casal de idade dirigiu-se ao encarregado da portaria num hotel de terceira categoria em Filadélfia.
- O senhor tem um quarto onde pudéssemos passar a noite? Já andámos por toda a cidade à procura de um lugar onde hospedar-nos, e não encontrámos. Por favor, não nos diga que não tem um quarto onde possamos pernoitar.
- Bem - respondeu o encarregado. - Não tenho um único quarto disponível no hotel, mas podem ficar no meu próprio quarto. Não é tão bom como alguns outros quartos, mas é limpo e para mim será um prazer recebê-los como hóspedes.
- Que Deus o abençoe - suspirou a senhora.
Na manhã seguinte, na hora do pequeno almoço, o senhor pediu que um dos garçons chamasse o funcionário da noite. Queria tratar de um assunto importante com ele. Quando este chegou, ele agradeceu-lhe a bondade e pediu que ele se sentasse.
- Eu sou John Jacob Astor - informou o hóspede. - O senhor é uma pessoa demasiado nobre para passar o resto da sua vida como porteiro nocturno de um hotel de terceira categoria. O que acharia de ser o gerente geral de um grande, belo e luxuoso hotel na cidade de Nova Iorque?
- Isso seria maravilhoso! - gaguejou o homem.
E assim a bondade de um obscuro funcionário do período nocturno de um hotel pobre foi recompensada quando ele se tornou o gerente geral do famoso Hotel Waldorf-Astoria.
O nosso versículo faz alusão à hospitalidade demonstrada por Abraão aos três viajantes que na verdade eram anjos. Sim, a bondade campensa. Mas o pagamento nem sempre é recebido nesta vida. Em muitos casos, o dia do pagamento não chegará antes daquele dia em que, Jesus dirá: "Vinde, benditos de Meu Pai! Entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo. Porque tive fome e Me destes de comer; tive sede e Me destes de beber; era forasteiro e Me hospedastes; estava nu e Me vestistes; enfermo e Me visitastes; preso e fostes ver-Me." Mateus 25:34-36.