quarta-feira, 19 de setembro de 2012

A MANEIRA CORRECTA DE CONDUZIR

Atraí-os com cordas humanas, com laços de amor; e fui para eles como quem alivia o jugo de sobre as suas queixadas, e Me inclinei para dar-lhes de comer. Oseias 11:4

A descrição feita por Oseias acerca do modo como Deus conduz é uma das mais tocantes do Antigo Testamento e talvez de toda a Bíblia. Note que Deus atrai; Ele não obriga ou compele; Ele atrai. Deus expõe o Seu amor por nós em termos humanos: Ele atrai-nos com "cordas humanas, com laços de amor". Isto é algo que nós, humanos, podemos entender e apreciar.
O General Dwight D. Eisenhower foi escolhido para liderar as forças aliadas na invasão da Europa durante a Segunda Guerra Mundial por causa da sua habilidade em persuadir outros a seguirem. Certa ocasião, ele usou um pedaço de barbante para demonstrar a arte da liderança a um grupo de oficiais. Colocou o barbante sobre a mesa e disse: "Puxem-no, e ele irá para onde vocês o conduzirem. Empurrem-no, e ele não irá a lugar nenhum. É exactamente isso o que acontece quando se trata de dirigir pessoas. Elas seguirão alguém que se coloque à frente e as conduza pelo exemplo. "Numa outra ocasião, ele disse: "Não se conduz pessoas batendo-lhes na cabeça; isso é assaltar, não liderar."
Na cena do mais lindo de todos os salmos, o Salmo 23, o Senhor é descrito como conduzindo - e não empurrando - as Suas ovelhas. "Leva-me para junto das águas de descanso" (verso 2). Os pastores e oficiais da igreja podem aprender com este divino exemplo.
Não devem ser dominadores dos que lhes foram confiados, mas tornar-se modelos do rebanho (ver 1 Pedro 5:3). Em geral, frequentemente, as pessoas em cargos de lideraça tentam empurrar em vez de guiar. Empurrar pessoas pode funcionar por algum tempo, mas no fim será contraproducente.
Aquilo que é verdade acerca dos líderes da igreja também é verdade acerca dos pais. Embora alguns filhos possam aprender com os pais que dizem: "Faz o que eu digo, mas não o que eu faço", esse método de conduzir nunca é tão eficaz como o do exemplo. Por falar nisso, o princípio de atrair em vez de pressionar também é aplicável ao namoro!