sábado, 22 de setembro de 2012

COMO CONQUISTAR O RESPEITO

Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão... na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza. 1 Timóteo 4:12

Muitos adultos acham que é difícil suportar o desprezo e o desdém de outros adultos, mas para um adolescente é duas vezes mais difícil suportar o desprezo e o desdém dos seus companheiros da mesma idade.
Um dia, quando Leo Buscaglia saía da escola, uma gangue de marginais cercou-o e começou a crivá-lo de apelidos por causa da sua ascendência italiana. Humilhado e a chorar, rompeu o círculo dos seus agressores e correu para casa. Lá, trancou-se na casa de banho e chorou amargamente.
O pai ouviu-o chorar e perguntou qual era o problema. Quando Leo contou o que tinha acontecido, achou que o pai ia tomar imediatamente providências - que bateria nos desordeiros ou pelo menos reclamaria junto dos pais deles, exigindo que fossem castigados. O pai não fez nem uma coisa, nem outra. Em vez disso, começou a mencionar algumas coisas acerca dos italianos, das quais Leo podia orgulhar-se.
Mas isso não acalmou o rapaz.
- Eu não gosto de ser diferente! - protestou ele. - Quero ser como todos os outros.
- Como todos os outros? Queres dizer que gostarias de ser como aqueles rapazes que te insultaram? - perguntou o pai, articulando bem as palavras.
- Não! - murmurou Leo em resposta.
- Então sente orgulho no que és - aconselhou o pai. - Afinal de contas, todos somos diferentes uns dos outros.
Quanta verdade! Até mesmo os atormentadores de Leo eram diferentes, embora dessem a entender que só os italianos eram singulares. Bom seria que os adolescentes, e adultos também, se lembrassem disto.
Mas o conselho de Paulo ao jovem Timóteo foi além do conselho que o pai de Leo deu ao seu filho (1 Timóteo 4:12-13). Sendo um modelo de cristão, podemos conquistar o respeito alheio.
Vejamos agora o problema por outro ângulo. Quando ficamos ao lado do que é correcto em vez de ir com a multidão, podemos ser ridicularizados, mas as pessoas respeitam aqueles que fazem o que crêem ser o certo - aqueles que defendem corajosamente as suas convicções. Tente agir assim na próxima vez em que a multidão o tentar para fazer o mal (ver Êxodo 23:2). Funciona!