domingo, 9 de setembro de 2012

CARÁCTER

Andemos dignamente, como em pleno dia, não em orgias e bebedices, não em impudícias e dissoluções, não em contendas e ciúmes; mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo, e nada disponhais para a carne, no tocante às suas concupiscências. Romanos 13:13 e 14

Quando eu andava na faculdade, Walter B. Clark era o preceptor dos rapazes. Certa noite, no culto, ele disse: "O carácter é aquilo que vocês são no escuro." Ele poderia ter acrescentado: "E também o que vocês são de dia, quando pensam que ninguém está a olhar."
John Gosson dirigia-se de mota a uma oficina de carros em Syracuse, Nova Iorque. Ele tinha visto a publicidade de uma Honda; queria dar uma olhadela e, quem sabe, comprá-la. Sem que ele o percebesse, o vento abriu-lhe o bolso do casaco, que continha 7.500 dólares - as suas economias dos últimos sete anos.
As notas espalharam-se pela estrada, juntamente com os documentos. Os motoristas que passavam, pararam e serviram-se daquela 'chuva de dinheiro'. Um motorista honesto, que conseguiu 3.120 dólares, devolveu-os pelo correio a Gasson. Outro, contudo, acrescentou um insulto, não apenas ficou com o dinheiro que tinha recolhido, mas ainda mandou ao infeliz rapaz um postal, no qual se gabava de ter passado 'férias pagas' na Califórnia. O cartão dizia: "Eu senti-me no sétimo céu, apanhando e guardando aquele 'dinheirinho'.
O que teria você feito, o que teria eu feito, se fôssemos aqueles motoristas? Teríamos seguido 'a multidão para (fazer) mal' ou teriamos agido como aquele único motorista que devolveu o dinheiro recolhido?
É bem possível que ninguém tivesse descoberto a história se José resolvesse adulterar com a esposa de Potifar, mas ele não caiu em pecado porque amava Deus de modo supremo, e ao seu próximo (no caso, Potifar) como a si mesmo.
Se nos lembrássemos continuamente de que no Céu é mantido um registo fiel de tudo o que fazemos e dizemos, tenho a certeza de que muitos dos nossos actos ficariam só no projecto. Mas esse não é o melhor motivo para fazer o bem. Pratiquemos o bem porque amamos a Deus de todo o coração e ao nosso próximo como a nós mesmos.