sexta-feira, 7 de setembro de 2012

O PODER DIVINO E TRANSFORMADOR

Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo. Actos 1:8

A electrificação rural de Boa Viagem, um subúrbio de Recife onde morei quando era criança, começou a ser instalada em 1929. Lembro-me bem dos funcionários da companhia de energia eléctrica esforçando-se e arfando para levantar os postes de cimento para a rede eléctrica, aos quais depois prenderam os fios. Também me lembro de ouvir as mães na vizinhança (inclusive a minha) advertir as crianças para não tocarem nos fios. Podíamos ficar feridos e até morrer.
Um dia, antes de concluído o trabalho, um dos meninos vizinhos segurou um fio ligado e não conseguia soltá-lo. Ainda o vejo com os olhos da memória. Apesar de todos os seus gritos, a corrente eléctrica mantinha-o preso. A mãe dele ficou desesperada. Sempre que tentava puxá-lo, apanhava um choque. Ele só foi libertado quando a sua avó, com mais conhecimento, enrolou uma toalha em volta da cintura do rapaz e deu um puxão.
Na estrada junto do local onde moro, há postes de alta-tensão. Embora transmitam muito mais wolts do que os fios que me eram familiares no Brasil naquela altura, vejo com frequência passarinhos despreocupados, pousados sobre eles, sem que nada de mal lhes aconteça. Porquê? Porque as aves não têm contacto com a terra. Se você ou eu tocássemos naqueles mesmos fios enquanto permanecêssemos em contacto eléctrico com a terra, seríamos fulminados.
Deus é um Deus poderoso. Através da Sua Palavra, mundos vieram à existência (Salmo 33:6 e 9). Mas o Seu poder manifesta-se de outras maneiras - entre elas, o poder de transformar vidas. Não se deve brincar com esse poder.
Já percebeu quão impossível é renovar pessoas que já foram iluminadas e provaram o Dom celestial e os poderes do mundo vindouro, mas caíram - porque tentaram ficar com Deus e com o mundo ao mesmo tempo? (Ver Hebreus 6:4-6.) Se essas pessoas viveram espiritualmente de novo, foi só porque Deus na Sua grande misericórdia lhes deu mais uma oportunidade.
A única maneira segura de lidar com a energia divina transformadora é soltar as coisas do mundo e permitir que o poder de Deus se avolume dentro de nós, ao cumprirmos a Sua vontade.