quinta-feira, 20 de setembro de 2012

GLORIAR-SE NA CRUZ

Mas longe esteja de mim gloriar-me, senão na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim, e eu para o mundo. Gálatas 6:14

Há pouco tempo, a minha mulher, a nossa filha e eu voámos de Banguecoque para Hong Kong. Durante a nossa estada ali, resolvemos visitar Macau, um enclave português a poucos quilómetros de distância. Eu esperava poder usar o idioma que aprendi na infância. Fiquei decepcionado. As pessoas falam mais inglês do que português em Macau.
Mas uma coisa não me decepcionou. Enquanto passeávamos pela cidade observámos, sobre a colina que dava para o porto, uma catedral construída pelos colonizadores. Há vários séculos, um poderoso tufão foi mais forte do que as obras humanas, e a estrutura desabou, com excepção da parede frontal. Muito alto, no topo daquela fachada, desafiando os elementos, estava uma grande cruz de bronze sobre a qual eu já tinha lido antes da nossa visita.
Em 1825, John Bowring, um senhor inglês, visitou Macau e ficou impressionado com a mesma cena que agora estava diante de mim. Ao contemplá-la, sentiu-se inspirado a escrever a letra de um hino conhecido (Cantai ao Senhor, 277):
Neste lenho me glorio,
Manancial de resplendor;
Brilha intenso o suplício
Do divino Redentor.
A cruz, na qual muitas pessoas hoje se gloriam, nem sempre foi um símbolo honrado. Paulo alude a esse facto quando diz, em 1 Coríntios 1:18: "(A) cruz é loucura para os que se perdem." No verso 23 ele amplia a ideia: a cruz era "escândalo para os judeus, loucura para os gentios". Os judeus aguardavam um Messias conquistador, não um Salvador crucificado; para a mente dos gentios, adorar um Deus que morrera de uma morte reservada para criminosos era o cúmulo do absurdo.
A cruz da qual Paulo está a falar não é a cruz de madeira, como a de Jesus, mas "o poder de Deus para a salvação" (Romanos 1:16), que essa cruz representa. Os séculos podem começar e terminar, mas essa cruz - as boas novas da salvação - permanece e, juntamente com o apóstolo, nós gloriamo-nos nela.