sábado, 29 de dezembro de 2012

SERMÃO EM ACÇÃO

Escreve a visão, grava-a sobre tábuas, para que a possa ler até quem passa correndo. Porque a visão ainda está para cumprir-se no tempo determinado, mas se apressa para o fim, e não falhará; se tardar, espera-O, porque certamente virá, não tardará. Habacuque 2:2 e 3

Jeremias foi contemporâneo de Habacuque. O Senhor revelou a esses profetas que a sua nação, Judá, cairia sob as armas dos babilónios. A Jeremias, Ele revelou ainda que os judeus deveriam submeter-se pacificamente ao conquistador e ir para o cativeiro, mas prometeu também que após 70 anos eles voltariam para a sua pátria. Esta mensagem foi muito impopular e a maioria do professo povo de Deus não creu nela, para sua própria tristeza.
Hananeel, primo de Jeremias, que aparentemente era um dos cépticos, entendeu que os babilónios iriam invadir as suas terras em breve. Pô-las à venda para Jeremias a um preço muito baixo.
Ora, a última coisa de que Jeremias precisava era de uma quinta. Em primeiro lugar, ele era profeta e não agricultor; em segundo, não possuía filhos que pudessem herdá-la; em terceiro, estava com idade tão avançada que não via perspectivas de tomar conta dela 70 anos mais tarde. Apesar de tudo isso, ele comprou a quinta, e não pelo preço determinado pelo medo que Hananeel estava a pedir. Pagou o preço justo que a quinta valia! (Ver Jeremias 32:6-15.) E foi ao ponto de fazer a transacção em público. Porquê? Porque ele cria na promessa de Deus. Aquilo era um sermão em acção.
Há quase dois mil anos, o Senhor declarou: "Certamente venho sem demora."
Apocalipse 22:20. Bem, dois mil anos parece muito tempo e muitos entre o povo de Deus hoje dizem-no através das suas acções, quando não pelas suas palavras: "Prolonga-se o tempo e não se cumpre a profecia."
Como devemos relacionar-nos com essa aparente demora? Diremos nós por acções ou palavras: "Meu Senhor demora-se"? Mateus 24:48. Ou, como Jeremias, mostraremos a nossa crença de que o regresso do Senhor "está próximo, às portas"? Mateus 24:33. Afinal de contas, aos olhos do Deus eterno, mil anos são apenas "como a vigília da noite"! Salmo 90:4.