terça-feira, 18 de dezembro de 2012

ESPERANÇA PARA CEGOS E SURDOS-MUDOS

Naquele dia os surdos ouvirão as palavras do livro, e os cegos, livres já da escuridão e das trevas, as verão. Os mansos terão regozjjo sobre regozjjo no Senhor, e os pobres entre os homens se alegrarão no Santo de Israel. Isaías 29:18 e 19

No livro There Are Sermons in Stories (Há Sermões em Histórias), escrito por William L. Stidger, o autor conta que a primeira vez que viu Helen Keller foi numa palestra dela. Anteriormente Helen aprendera a falar audivelmente; assim, apesar de muda e completamente cega, ela proferiu uma palestra. No encerramento, houve estrondosos aplausos e Helen começou a bater palmas também, com alegre exuberância.
Era evidente que, de alguma forma, Helen tinha percebido o entusiasmo do auditório. Assim, depois de os aplausos terem cessado, o presidente da reunião perguntou-lhe, por intermédio de Anne Sullivan que sempre a acompanhava, como é que ela fora capaz de sentir os aplausos, se não podia ver nem ouvir.
"Através das vibrações nos meus pés", explicou Helen.
Alguém então perguntou qual era o seu livro preferido, e Helen bradou com exultação: "A Bíblia! É o livro mais maravilhoso do mundo!"
E quando quiseram saber a razão por que a Bíblia significava tanto para ela, Helen respondeu: "É porque, na minha escuridão, a Bíblia faz-me ver a Grande Luz!"
Em Isaías 9:2, o profeta diz que "o povo que está andando na escuridão verá uma grande Luz. Essa Luz vai brilhar e iluminar todos os que vivem na região da sombra da morte" (A Bíblia Viva). A escuridão da qual Isaías fala é a escuridao espiritual, e a grande Luz não é outra senão Jesus, que Se declarou a Luz do mundo (ver João 9:5).
É nosso privilégio reflectir a Luz do mundo, não importa qual seja a nossa área de actuação. Ao partilharmos a Luz do Livro com aqueles que caminham nas trevas, quer em países estrangeiros quer na nossa pátria, a minha mulher e eu nunca deixamos de nos emocionar ao ver a luz da alegria no rosto de novos conversos. Você também pode sentir essa emoção!