quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

CONFIRME A SUA RESERVA

Por isso, irmãos, procurai, com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição; porquanto, procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum. 2 Pedro 1:10

Uma vez, um amigo meu entrou distraidamente no avião errado. Só descobriu o engano depois de se ter ajeitado confortavelmente no assento, quando o avião estava pronto para a descolagem! Por sorte, teve tempo de sair e embarcar no avião em que devia.
Em 1984, Michael Lewis, estudante na Califórnia, não teve tanta sorte. Depois de uma visita de três meses à Alemanha, ele regressava para sua casa em Oakland, via Los Angeles. Em Los Angeles, quando um funcionário da aviação aérea da Nova Zelândia anunciou o embarque para Aukland, Lewis entendeu Oakland e entrou no avião.
Quando já estava a voar, Lewis descobriu o equívoco, mas era tarde para o avião voltar para trás. Quando chegou aos Estados Unidos (numa viagem oferecida pela companhia aérea da Nova Zelândia!), ele explicou que o problema era que os neo-zelandeses "falavam de modo diferente"...
Nós sorrimos com o erro de Lewis. Cometer um engano destes é embaraçoso, mas errar no que diz respeito ao nosso destino eterno não é nada engraçado. A Bíblia fala de pessoas que, no dia do juízo, pensarão estar 'a bordo' rumo ao Céu, só para descobrir que estão a chegar ao lugar errado. Lemos acerca disso em Mateus 25:31-46. Essas pessoas protestarão: "Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em Teu nome, e em Teu nome não expelimos demónios, e em Teu nome não fizémos muitos milagres? Então (Cristo lhes dirá) explicitamente: Nunca vos conheci. Apartai-vos de Mim, vós que praticais a iniquidade." Mateus 7:22 e 23.
Podemos evitar esse engano trágico, ao confirmar agora mesmo a nossa vocação e eleição. Isso quer dizer verificar o destino e conferir a nossa reserva sempre que o Espírito de Deus nos falar ao coração. É o Espírito Santo que nos convence quando estamos no caminho errado e, apontando o certo, diz: "Este é o caminho, andai por ele." Isaías 30:21.
Se está a sentir o apelo do Espírito Santo no seu coração agora mesmo, porque não verificar o destino e confirmar a sua reserva?