quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

O BOM PASTOR NÃO DESISTE

Se um homem tiver cem ovelhas, e uma se desviar e se perder, que fará ele? Não deixará as outras noventa e nove, e sairá pelos montes em busca da perdida? Mateus 18:12 (A Bíblia Viva)

Louis Pasteur, o famoso microbiologista francês que descobriu que a maioria das doenças é causada por germes, dedicou-se à busca do conhecimento. Cria, entretanto, na existência de valores espirituais que transcendem a Ciência. Em 1849, Pasteur casou-se com Marie Laurent, uma das suas assistentes de laboratório. Tiveram cinco filhos. Três morreram na infância. Dezanove anos mais tarde, ele sofreu uma lesão vascular cerebral por excesso de trabalho e ficou parcialmente paralisado.
Quando começou a guerra franco-prussiana em 1870, o único filho de Pasteur, Jean Baptiste, foi convocado para servir o seu país e envolveu-se na catastrófica derrota do exército francês em Metz. Depois de semanas sem receber notícias do rapaz, Pasteur deixou o seu agora famoso laboratório em Paris e foi procurá-lo. Apesar da sua paralisia parcial, Pasteur lá foi coxeando em direcção ao norte à procura do filho. As estradas estavam congestionadas com soldados derrotados e errantes. A viagem foi árdua, mas depois de muitas perguntas Pasteur localizou a unidade do seu filho. Um oficial contou-lhe então a desanimadora notícia: num agrupamento original de 1.200 homens, menos de 300 tinham sobrevivido.
Mas Pasteur não desistiu. Continuou a avançar por estradas cheias de cavalos mortos e homens a sofrer com o frio enregelante e com gangrena. Chegou finalmente ao local onde um soldado estava enrolado até aos olhos num sobretudo pesado; mal podia ser reconhecido no seu estado de definhamento. Era Jean Baptiste! Pai e filho, demasiado comovidos para falar, abraçaram-se em silêncio.
Na guerra entre as forças do bem e do mal, muito filho e muita filha já sofreram derrotas catastróficas nas mãos do inimigo das almas. E muitos, como o filho de Pasteur, mal podem ser reconhecidos por causa dos estragos do pecado. Alguns cristãos, até mesmo pais, talvez creiam que esses filhos errantes se encontrem além da esperança. Mas mesmo que eles se esqueçam (ver Isaías 49:15), o Bom Pastor e os pais fiéis nunca se esquecerão, mesmo que por vezes tenham de administrar um amor severo.