quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

NÃO SEJA APANHADO DE SURPRESA

Quando andarem dizendo: Paz e segurança, eis que lhes sobrevirá repentina destruição, como vem a dor do parto à que está para dar à luz; e de nenhum modo escaparão. Mas, vós, irmãos, não estais em trevas, para que esse dia como ladrão vos apanhe de surpresa. 1 Tessalonicenses 5:3 e 4

Quando o nosso filho Steve nasceu, nós morávamos em Manaus, junto ao rio Amazonas. A nossa casa situava-se nos arredores da cidade. O serviço de autocarros urbanos parava às 10 horas da noite e recomeçava às 4 da manhã. Não havia telefones por ali perto. Ao aproximar-se o tempo da minha mulher dar à luz, consegui localizar três casas com telefone a um quilómetro e pouco da nossa casa, para alguma eventualidade. Assim mesmo, fomos apanhados de surpresa.
Não que não tivéssemos feito planos para a chegada do Steve. Nós fizémos.
Mas ele não nasceu quando esperávamos que nascesse. As dores do parto começaram à uma e meia da madrugada. Eu vesti-me e corri até ao primeiro telefone tão rápido quanto conseguia. Era na casa de uma parteira. Bati palmas, como era costume. Como eu continuasse a bater, alguns vizinhos acordaram e informaram-me que ela estava de férias.
Corri até uma loja onde havia telefone. Estava fechada, claro! Então vi uma luz que brilhava por trás da porta de uma padaria. Bati as palmas, expliquei a emergência aos dois empregados e pedi permissão para usar o telefone. Eles desculparam-se, mas eu teria que pedir licença ao patrão, que morava na esquina. Corri até à esquina. As minhas palmas devem ter causado mau humor no patrão, pois quando expliquei a minha situação aflitiva e pedi licença para usar o telefone, ele disse-me com termos bem explícitos que ninguém usaria o telefone dele àquela hora da noite e fechou a janela com força.
Naquela altura eu já estava desesperado. Finalmente, encontrei alguns homens que tinham estado a beber até tarde e tinham chamado um táxi. Quando lhes expliquei a situação cederam-me, com boa vontade, o táxi que tinham chamado. Quando entrámos no hospital, era quase tarde demais. Steve nasceu cinco minutos depois de termos chegado!
Seja quando for, a segunda vinda de Cristo apanhará a maioria das pessoas de surpresa. Você não precisa de deixar que isso lhe aconteça, se estiver sempre preparado para o Seu regresso (ver Mateus 24:36-44).