domingo, 23 de dezembro de 2012

AGIR COM SOLICITUDE

Ela (Maria) deu à luz o seu filho primogénito, enfaixou-O e O deitou numa manjedoura porque não havia lugar para eles na hospedaria. Lucas 2:7

A insensibilidade e a indiferença não são qualidades confinadas aos tempos antigos. Podem ser vistas nos nossos dias também.
No dia 6 de Dezembro de 1964, uma jovem senhora deu à luz uma criança na calçada de uma movimentada esquina em Oklahoma, Estados Unidos. Uma multidão de curiosos transeuntes parou para observar, mas ninguém prestou auxílio. Depois de algum tempo, um turista sentiu pena e chamou um táxi, mas o motorista recusou-se a levar a mãe e o bebé ao hospital porque sujariam o veículo. O turista chamou a polícia. Esta informou que estava muito ocupada, com chamadas mais urgentes.
Nessa altura, Bob Cunningham, ex-deputado federal, passou ali por acaso e telefonou aos bombeiros para que enviassem uma ambulância. O pedido não foi atendido. Entretanto, Cunningham pediu que um espectador fosse buscar um cobertor ao hotel do outro lado da rua, mas também não resultou. Finalmente, Cunningham colocou a senhora e o bebé no seu próprio carro, levando-os para o hospital.
Esta inacreditável história faz-nos pensar no que aconteceu com Jesus e a Sua mãe há dois mil anos. Seria possível que tivéssemos demonstrado a mesma indiferença se fossemos proprietários de hospedarias em Belém?
Vivemos numa época em que as pessoas são relutantes em envolver-se, especialmente se o 'próximo' for um estranho ou indigente. Um exemplo disso ocorreu há anos atrás em Nova Iorque. Kitty Genovese voltava ao seu apartamento já tarde, de noite, quando foi atacada e esfaqueada várias vezes. Pelo menos 38 pessoas ouviram os gritos dela por socorro. Finalmente, alguns levantaram as persianas para ver o que estava a acontecer. Alguns gritaram com o agressor, mas ninguém chamou a polícia ou prestou ajuda, e a infeliz morreu ali mesmo.
Quando saímos do caminho para prestar ajuda a alguém necessitado, na verdade fazemo-lo para Cristo, pois Ele disse: "Sempre que o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a Mim o fizestes." Mateus 25:40.