quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

ASSUMINDO UMA POSIÇÃO INFERIOR

Quando fores convidado (para uma festa de casamento), senta-te no último lugar, e assim quando vier o que te convidou, dirá: "Amigo, passa para um lugar mais honroso. Lucas 14:10 (Bíblia, A Boa Nova)

Há vários anos, a nossa família participou numa excursão na qual os turistas viajavam em carros, estilo caravana. Visitámos muitos lugares interessantes. No fim de cada dia, reuníamo-nos num hotel para pernoitar. Era divertido observar como alguns indivíduos do nosso grupo faziam manobras para se colocarem em posição de serem atendidos em primeiro lugar no balcão da portaria do hotel. Parecia que desejavam conseguir um quarto que reflectisse melhor o status deles na vida. Felizmente, nem todos no mundo deixam um exemplo tão 'brilhante'.
Quando Sammy Morris, um rapaz africano, foi para a América estudar na Universidade Taylor, não pediu o melhor quarto do dormitório. Em vez disso, quando o reitor Thaddeus C. Reade lhe perguntou que quarto preferia, Sammy respondeu: "Se houver um quarto que ninguém quer, fico com ele."
Comentando esse facto, o reitor disse: "Na minha experiência como professor, tive a oportunidade de designar quartos para mais de mil alunos. Muitos deles eram moças e rapazes nobres e cristãos; mas Sammy Morris foi o único que disse: 'Se houver um quarto que ninguém quer, fico com ele'."
Frequentemente acontece isto: quando uma pessoa deixa de lado os seus próprios interesses e humildemente se preocupa em ajudar os outros, ela chama a atenção dos seus semelhantes e é honrada por eles. Porquê? Bem, aparentemente admiramos a humildade - nos outros!
Mas o nosso versículo não está a falar basicamente de sermos honrados pelos nossos semelhantes. A ênfase principal de Jesus era sobre coisas espirituais. A festa de casamento representa o reino da graça e o reino da glória. Aqueles que nesta vida entram no reino da graça e aprendem a lição da verdadeira humildade, serão honrados pelo anfitrião celestial no reino da glória.
"A entrega do próprio eu é a essência dos ensinos de Cristo." - O Desejado de Todas as Nações, pág. 523. Isso pode significar a ocupação de uma posição obscura nesta vida, mas resultará em ocupar uma posição de honra no reino dos Céus.