sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

INFLUÊNCIA PATERNA

Até a criança se dá a conhecer pelas suas acções, se o que faz é puro e recto. Provérbios 20:11

Uma das mais conhecidas máximas de Jesus é: "Pelos seus frutos os conhecereis." Mateus 7:20. Estamos acostumados a julgar os adultos por essa regra, mas o que dizer das crianças e, acima de tudo, o que pode o bom exemplo delas ensinar aos adultos?
Com a idade impressionantemente precoce de 4 anos, Nicolaus Ludwig, Conde von Zinzendorf (1700-1760), reformador social e religioso da Morávia, converteu-se a Cristo. Embora o seu pai tenha morrido enquanto Nicolaus ainda era bebé, a sua mãe contou-lhe acerca da devoção que ele tinha por Cristo. As suas agradáveis conversas causaram profunda impressão na jovem mente. Um pouco mais tarde, as palavras de um hino também exerceram influência profunda sobre a vida dele ("Tu és nosso Pai querido, pois Jesus é nosso Irmão").
"Aquelas palavras", diz o biógrafo citando Zinzendorf, "impressionaram-me muito quando eu tinha quatro e cinco anos de idade; pensei que, de acordo com elas, todos nós tínhamos o direito de falar com o Salvador como com um irmão." A biografia dele também relata como, durante a infância, ele escrevia cartas a Jesus e as soltava, a voar, pela janela do segundo piso da sua casa, com a certeza absoluta de que o seu Salvador as receberia e leria. E quem pode dizer que aquelas cartas, ou pelo menos o seu conteúdo, não chegaram ao Destinatário e foram lidas? (Ver Mateus 18:10 e 2 Reis 19:14.)
Com apenas 22 anos de idade, Zinzendorf abriu a sua propriedade na Saxónia para os perseguidos irmãos da Morávia e ajudou-os a fundar a Colónia Herrenhut naquelas terras. Posteriormente, uniu-se a eles na sua crença. Em 1736, recebeu a ordem de sair da Saxónia por causa das suas actividades religiosas. Dali em diante, durante muitos anos, andou a viajar e a disseminar as crenças da Igreja da Morávia. Os seus postulados teológicos exerceram uma influência benéfica e marcante sobre o protestantismo do século dezanove - e quase tudo se originou com a educação recebida cedo, na infância.
Os adultos em geral e os pais em particular têm muito a ver com a conduta recta ou tortuosa de uma criança. Que Deus ajude os pais e as mães a exercerem sempre uma influência ao lado daquilo que é correcto.