domingo, 29 de abril de 2012

A VANTAGEM DA DEFICIÊNCIA

Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar as sábios, e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes. I Coríntios 1:27

Há algumas décadas, o corpo docente da Universidade Harvard propôs que os candidatos à bolsa de estudos se submetessem a um exame de saúde, e os recursos fossem colocados à disposição apenas daqueles candidatos dos quais se poderia esperar um adequado retorno do investimento.
Como uma mente vigorosa em geral está associada a um corpo saudável, poder-se-ia pensar que os contemplados com a bolsa de estudos fossem aqueles que revelassem as melhores condições físicas, não é? Assim pensava a maior parte da equipa. Durante as discussões acerca da proposta, alguém sugeriu que os próprios membros do corpo docente fossem examinados para ver se uma mente vigorosa acompanhava invariavelmente um corpo forte. Foram feitos os exames médicos, e descobriu-se que a maioria dos professores tinha algum tipo de deficiência física, embora todos possuíssem um intelecto vigoroso - pelo menos não tentaram negar o facto. Fim do debate!
Com frequência, as pessoas cujos corpos são frágeis canalizam os seus esforços para a actividade mental. Veja o caso de Harriet Martineau (1802-1876), uma escritora inglesa muito popular. "Nunca", escreveu ela acerca das suas condições físicas, "foi um pobre mortal amaldiçoado com um sistema nervoso tão fraco." Além disso, ela era totalmente surda. Por isso, passou a escrever e foi autora de numerosos livros. Durante certa época, ela escreveu uma história por mês, durante 34 meses consecutivos. O cenário, em cada episódio, era uma região diferente do mundo. Isso exigiu muita pesquisa e um conhecimento especial relativo às condições daquela determinada região.
O apóstolo Paulo é outro exemplo. A descrição física que nos chega dos tempos antigos não lhe é muito lisonjeira. Com certeza, não foi nenhum Adónis. Em 2 Coríntios 12:7-9, ele fala de uma fraqueza física da qual sofria. Mesmo assim, nenhum líder da igreja primitiva foi mais activo, conquistou mais conversos ou deixou maior legado ao cristianismo do que ele.
Ouça o seu testemunho: "De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo." Está fisicamente fraco? Permita que o poder de Cristo repouse sobre si!